http://repositorio.unb.br/handle/10482/46322
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_CecíliaJosédeSouza.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Processo de autoavaliação em Programas de Pós- Graduação da UnB : uma possibilidade formativa |
Auteur(s): | Souza, Cecília José de |
Orientador(es):: | Machado, Liliane Campos |
Assunto:: | Educação Programas de pós-graduação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Processos formativos |
Date de publication: | 15-aoû-2023 |
Data de defesa:: | 6-déc-2022 |
Référence bibliographique: | SOUZA, Cecília José de. Processo de autoavaliação em Programas de Pós- Graduação da UnB : uma possibilidade formativa. 2022. 222 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Esta pesquisa denominada “Processo de Autoavaliação em Programas de Pós-Graduação da UnB: Uma Possibilidade Formativa'' está vinculada ao Mestrado Profissional da Faculdade de Educação- FE/UnB, no Campo de Pesquisa Processos Formativos e Profissionalidade. Esta foi desenvolvida com o objetivo de investigar como o quesito “formação” está sendo considerado por alguns PPGs da Universidade de Brasília em seu processo de autoavaliação. Trata-se de um objeto atual e que possibilita a alteração das notas dos programas e da qualidade do ensino stricto sensu. A pesquisa se utilizou da metodologia qualitativa, com abordagem exploratória. A fim de se aprofundar na análise do objeto do tema, optamos por um estudo de caso com análise documental. A coleta de dados foi realizada recorrendo a documentos oficiais e questionários no âmbito da UnB. Para a construção da pesquisa foram consideradas as seguintes categorias: i)Autoavaliação na UnB/ Programas de pós-graduação; ii) Implementação das propostas de autoavaliação; iii) Formação docente e iv) Quesito formação como ferramenta de melhoria de nota nos programas. Para a coleta de dados, optamos por utilizar questionários específicos para os programas e para o Decanato de Pós-Graduação, o que julgamos ser o instrumento que melhor atenderia nossa demanda.Destacamos como referências teóricas, os seguintes autores: CRESWELL, John W (2010); MORIN, Edgar (2000); NÓVOA, Antonio (2009); DIAS SOBRINHO, José (2000); TARDIF, Maurice (2005); MACHADO, Liliane C (2016); LEITE, Denise (2021). Ao analisarmos as percepções do Decanato de Pós-Graduação (Pró-Reitoria) da UnB e dos Coordenadores dos programas de pós-graduação investigados, concluímos que os mesmos entendem a importância do quesito formação no desenvolvimento dos cursos e dos programas, embora não tenham uma política organizacional voltada especificamente para esse quesito. A pesquisa apresenta como produto um Manual de Orientações Básicas sobre a autoavaliação com o intuito de destacar as principais orientações da CAPES e indicar sugestões para sua implementação. |
Abstract: | This research called “Self-Assessment Process in Graduate Programs at UnB: A Training Possibility'' is linked to the Professional Master's Degree at the Faculty of Education-FE/UnB, in the Field of Research Training Processes and Professionalism. This was developed with the aim of investigating how the item “training” is being considered by some PPGs at the University of Brasília in their self-assessment process. It is a current object that makes it possible to change the grades of the programs and the quality of stricto sensu teaching. The research used a qualitative methodology, with an exploratory approach. In order to go deeper into the analysis of the subject matter, we opted for a case study with document analysis. Data collection was carried out using official documents and questionnaires within the scope of UnB. For the construction of the research, the following categories were considered: i) Self-assessment at UnB/Postgraduate programs; ii) Implementation of self-assessment proposals; iii) Teacher training and iv) Training as a tool to improve grades in programs. For data collection, we chose to use specific questionnaires for the programs and for the Postgraduate Deanship, which we believe to be the instrument that would best meet our demand. We highlight the following authors as theoretical references: CRESWELL, John W (2010 ); MORIN, Edgar (2000); NÓVOA, Antonio (2009); DIAS SOBRINHO, José (2000); TARDIF, Maurice (2005); MACHADO, Liliane C (2016); LEITE, Denise (2021). When we analyze the perceptions of the Dean of Graduate Studies (Pro-Rectory) of UnB and the Coordinators of the investigated graduate programs, we conclude that they understand the importance of the training item in the development of courses and programs, although they do not have a organizational policy aimed specifically at this issue. The research presents as a product a Manual of Basic Guidelines on self-assessment with the aim of highlighting the main CAPES guidelines and indicating suggestions for their implementation. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.