Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Trevisan, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Moraes, Richardson Thomas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T20:42:09Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T20:42:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Richardson Thomas da Silva. BR-153 e Vale do São Patrício (GO): processos urbanizadores do território. 2023. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46353 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação busca
compreender e analisar os processos
de urbanização da região conhecida
como Vale do São Patrício, Goiás, a
partir da rodovia BR-153, a Belém-
Brasília. Procura identificar como
ocorreram os variados processos
de urbanização impulsionados em
diferentes contextos históricos,
desde um breve panorama
colonial, passando pela política de
interiorização do país através da
Marcha para o Oeste, até o momento
de maior interesse da pesquisa, a
estruturação do cruzeiro rodoviário,
em especial a criação da rodovia
Transbrasiliana. Objetiva analisar
como a rodovia transformou a região
a partir de processos urbanizadores
do Vale, seja pela expansão de
cidades existentes, seja pela criação
de cidades novas. Para isso, faz uso do
estudo histórico da região e da rodovia
(fontes primárias e secundárias) bem
como da cartografia e dos conceitos
de técnica, espaço e tempo de
Milton Santos. Cabe ressaltar que tais
espaços e tempos são observados
a partir do entendimento de rede
urbana, conceituada por Roberto
Lobato Corrêa e de rua da estrada de
Álvaro Domingues. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | BR-153 e Vale do São Patrício (GO) : processos urbanizadores do território | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marcha para o Oeste | pt_BR |
dc.subject.keyword | Urbanização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vale do São Patrício (GO) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovia Transbrasiliana | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation seeks to
comprehend and analyze the
urbanization processes of the region
known as Vale do São Patrício, in
Goiás, from the BR-153 highway, also
known as Belém-Brasília. It seeks to
determine how the various processes
of urbanization promoted in different
historical contexts took place, from a
brief colonial overview, through the
policy of interiorization of the country
through the March to the West, until
the moment of greatest interest in the
research, when the highway cruise was
structured, in particular the creation
of the Transbrasiliana highway. The
objective is to investigate how the
highway transformed the region
from urbanization processes at Vale
do São Patrício, either through the
development of existing cities or
through the creation of new cities.
For this, this work makes use of the
historical study of the region and
the highway (primary and secondary
sources), as well as the cartography
and concepts of technique, space
and time by Milton Santos. It should
be highlighted that such spaces
and times will be observed from the
understanding of urban networks, as
defined by Roberto Lobato Corrêa
and road street by Álvaro Domingues. | pt_BR |
dc.contributor.email | richardson-thomas@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|