http://repositorio.unb.br/handle/10482/46353
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_RichardsonThomasdaSilvaMoraes.pdf | 113,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | BR-153 e Vale do São Patrício (GO) : processos urbanizadores do território |
Authors: | Moraes, Richardson Thomas da Silva |
metadata.dc.contributor.email: | richardson-thomas@hotmail.com |
Orientador(es):: | Trevisan, Ricardo |
Assunto:: | Marcha para o Oeste Urbanização Vale do São Patrício (GO) Rodovias - Brasil Rodovia Transbrasiliana |
Issue Date: | 17-Aug-2023 |
Data de defesa:: | 31-Mar-2023 |
Citation: | MORAES, Richardson Thomas da Silva. BR-153 e Vale do São Patrício (GO): processos urbanizadores do território. 2023. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | A dissertação busca compreender e analisar os processos de urbanização da região conhecida como Vale do São Patrício, Goiás, a partir da rodovia BR-153, a Belém- Brasília. Procura identificar como ocorreram os variados processos de urbanização impulsionados em diferentes contextos históricos, desde um breve panorama colonial, passando pela política de interiorização do país através da Marcha para o Oeste, até o momento de maior interesse da pesquisa, a estruturação do cruzeiro rodoviário, em especial a criação da rodovia Transbrasiliana. Objetiva analisar como a rodovia transformou a região a partir de processos urbanizadores do Vale, seja pela expansão de cidades existentes, seja pela criação de cidades novas. Para isso, faz uso do estudo histórico da região e da rodovia (fontes primárias e secundárias) bem como da cartografia e dos conceitos de técnica, espaço e tempo de Milton Santos. Cabe ressaltar que tais espaços e tempos são observados a partir do entendimento de rede urbana, conceituada por Roberto Lobato Corrêa e de rua da estrada de Álvaro Domingues. |
Abstract: | The dissertation seeks to comprehend and analyze the urbanization processes of the region known as Vale do São Patrício, in Goiás, from the BR-153 highway, also known as Belém-Brasília. It seeks to determine how the various processes of urbanization promoted in different historical contexts took place, from a brief colonial overview, through the policy of interiorization of the country through the March to the West, until the moment of greatest interest in the research, when the highway cruise was structured, in particular the creation of the Transbrasiliana highway. The objective is to investigate how the highway transformed the region from urbanization processes at Vale do São Patrício, either through the development of existing cities or through the creation of new cities. For this, this work makes use of the historical study of the region and the highway (primary and secondary sources), as well as the cartography and concepts of technique, space and time by Milton Santos. It should be highlighted that such spaces and times will be observed from the understanding of urban networks, as defined by Roberto Lobato Corrêa and road street by Álvaro Domingues. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.