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Titre: Movências nas rotas de sankofa : pontos de partilha, danças e implicações étnico-raciais
Auteur(s): Motta, Ivana Delfino
Orientador(es):: Veloso, Jorge das Graças
Assunto:: Dança - aspectos antropológicos
Negros - identidade racial
Experiências vivenciais
Branquitude
Date de publication: 25-aoû-2023
Référence bibliographique: MOTTA, Ivana Delfino. Movências nas rotas de sankofa: pontos de partilha, danças e implicações étnico-raciais. 2022. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Com este trabalho, almejo tensionar o organismo institucionalizado das danças no Brasil, apontando operações do racismo enquanto constituinte estrutural, que condiciona e normaliza violências de apropriação, exclusão, exotificação, desqualificação e invisibilização de corpos/corpas e epistemologias na área. Com uma postura relacional, implico a branquitude, pretensamente neutra e universal, como força motriz de manutenção e reinvenção das lógicas coloniais modernas que sustentam privilégios e funcionam para a perpetuação destes operativos. Investigando minha própria caminhada de trajetividade em perspectiva etnocenológica e tecendo relações analíticas com o macroprojeto de país, me posiciono a partir de um local afro referenciado de ação e investigação para inquirir a dança enquanto campo investigativo e prático sobre seu silêncio em relação às violências étnico-raciais que também estão presentes nas entranhas de seu organismo institucional no âmbito da formação, gestão, pesquisa, cenas, fomento, mercados, entre outros. Com esta iniciativa, para além de apontamentos e problematizações, desejo nos convidar a outras movências dançantes, relacionais, políticas, afetivas e éticas, fomentando, quem sabe, outros modos de (con)fiar (n)as tessituras que nos conectam em vida e em fazeres das danças.
Abstract: With this work, I aim to stress the institutionalized organism of dances in Brazil, pointing out operations of racism as a structural constituent that conditions and normalizes violence of appropriation, exclusion, exotification, disqualification and invisibilization of bodies and epistemologies in the area. With a relational stance, I imply whiteness, supposedly neutral and universal, as a driving force for the maintenance and reinvention of colonial logics that sustain privileges and function for the perpetuation of these operatives. Investigating my own journey in an ethnocenological perspective of trajectory and weaving analytical relationships with the macro project of the country, I position myself in an Afro-referenced place of action and investigation to inquire about dance as an investigative and practical field about its silence in relation to ethnic-racial violence. that are also present in the bowels of its institutional organism in the scope of training, management, research, scenes, promotion, markets, among others. With this initiative, in addition to notes and problematizations, I wish to invite us to other relational, political, affective and ethical dancing movements, fostering, who knows, other ways of (trusting) the textures that connect us in life and in dances.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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