http://repositorio.unb.br/handle/10482/46412
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2022_MárciaCaldeiradosSantosLucas.pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar |
Autor : | Lucas, Márcia Caldeira dos Santos |
Orientador(es):: | Ferreira, Maria Fernanda Nince |
Assunto:: | Biodiversidade Jogos educativos Material didático Etnobiologia |
Fecha de publicación : | 28-ago-2023 |
Data de defesa:: | 3-ago-2022 |
Citación : | LUCAS, Márcia Caldeira dos Santos. A taioba, planta alimentícia não convencional num jogo digital escolar. 2022. 45 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Na busca de estratégias inovadoras o projeto de pesquisa incorpora o jogo como um elemento de potencial didático. O ensino da biodiversidade é abordado numa expedição digital á cultura local. Evidencia e valoriza aspectos etnobiológicos como o próprio nome da cidade Taiobeiras. É uma proposta de mídia investigativa da biodiversidade, cultivo e consumo das plantas alimentícias não convencionais - PANC, com foco inicial na taioba Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott. Numa prática metodológica investigativa que valoriza os saberes locais os estudantes encontram no jogo caminhos para se construir de maneira ativa conhecimentos que se iniciam pela ilustração científica e culmina nos desafios propostos dentro do produto final: um jogo digital de duas dimensões ou 2D aqui denominado “EXPEDIÇÃO TAIOPANC”. Demarca espécies já esquecidas, mas de comum incidência e fomenta seu resgate. Os resultados validam a importância da pesquisa em si como a valorização destes saberes locais, como também, as possibilidades do uso de jogos educacionais mais alinhados às versões comerciais de interesse dos estudantes. O jogo construído é adaptável a outros contextos e abre um leque de possibilidades para o ensino da Biodiversidade e novas abordagens em Ciências Da Natureza. |
Abstract: | In the researching for innovative strategies, the research project incorporates the game as an element of didactic potential. The teaching of biodiversity is approached in an expedition to the local culture. It is highlighting and valuing ethnobiological aspects such as the name of the city Taiobeiras. It is a proposal for investigative media on biodiversity, cultivation, and consumption of non-conventional food plants - PANC, with an initial focus on the taioba Xanthosoma Sagittifolium (L.) Schott. In an investigative methodological practice that values local knowledge, students find in the game ways to actively build knowledge that begins with scientific illustration and culminates in the challenges proposed within the final product: a two-dimensional or 2D digital game called “TAIOPANC EXPEDITION”. It demarcates species already forgotten, but of common incidence and encourage their recovery. The results validate the importance of the research itself as a valorization of local knowledge and the possibility of using educational games more aligned to commercial versions. As the game can be adapted to other contexts, it opens a range of possibilities for teaching Biodiversity and new approaches in Natural Sciences. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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