Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Nóbrega, Jane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T18:02:42Z | - |
dc.date.available | 2023-09-05T18:02:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.citation | NÓBREGA, Jane da Silva. A aplicação da robótica educacional para auxiliar no desenvolvimento das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. 2022. 167 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46435 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem baseada em competências foi introduzida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma oportunidade para alcançar uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral dos estudantes. No entanto, observa-se que há um grande desafio para as instituições de ensino implementarem o que é requerido pela Base. Diante disso, o estudo proposto tem como objetivo principal verificar como a aplicação da robótica educacional pode favorecer o desenvolvimento do conjunto das competências gerais da BNCC. Com esse propósito, a metodologia a ser trabalhada seguirá as abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a realização deste estudo, um questionário foi aplicado com docentes e estudantes, como instrumento para a coleta de dados e informações. Dentre os referenciais teóricos estão Seymour Papert (2008), Perrenoud (1999), Le Boterf (1995), Zarifian (2000), Fleury e Fleury (2001), Blikstein e Barbosa (2020). Como principais descobertas do estudo, verificamos que a robótica educacional corrobora para o desenvolvimento de todas as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Ficou evidente os benefícios dessa prática para o desenvolvimento de competências tão complexas e importantes para o progresso integral dos estudantes, a fim de prepará-los para os desafios da sociedade moderna, o mercado de trabalho, o exercício da sua cidadania e na descoberta do seu projeto de vida. Entretanto, percebemos que existe uma diversidade de abordagens metodológicas sendo, por vezes, organizada de forma disciplinar ou interdisciplinar, por projetos temáticos ou para participar de competições de robótica, o que de certa forma não fortalece esta abordagem metodológica. Ademais, verificamos a necessidade de documentos norteadores que abordem a robótica educacional no contexto curricular, possibilitando a práxis da robótica educacional e as habilidades e competências desenvolvidas nos estudantes. Com isso, o produto técnico apresentado a partir dos resultados da pesquisa, propõe-se na matriz de referência da robótica educacional, que busca orientar a instituição de ensino pesquisada e demais escolas públicas, além de contribuir para a implementação da Base. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A aplicação da robótica educacional para auxiliar no desenvolvimento das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências - educação | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.description.abstract1 | Competency-based learning was introduced by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as an opportunity to achieve meaningful learning and integral development of students. However, it is observed that there is a great challenge for educational institutions to implement what is required by the Base. Therefore, the proposed study has as its main objective to verify how the application of educational robotics can favor the development of the set of general competences of the BNCC. For this purpose, we will work with a qualitative and quantitative approach, using bibliographic research and document analysis. To carry out this study, we used the questionnaires that were applied to professors and students as an instrument for collecting data and information. Among the theoretical references are Seymour Papert (2008), Perrenoud (1999), Le Boterf (1995), Zarifian (2000), Fleury and Fleury (2001), Blikstein and Barbosa (2020). As the main findings of the study, we found that educational robotics supports the development of all ten general competencies of the National Common Curricular Base. The benefits of this practice for the development of skills that are so complex and important for the integral progress of students became evident, in order to prepare them for the challenges of modern society, the job market, the exercise of their citizenship and the discovery of their life project. However, we realize that there is a diversity of methodological approaches, sometimes organized in a disciplinary or interdisciplinary way, by thematic projects or to participate in robotics competitions, which somehow does not strengthen this methodological approach. Furthermore, we found the need for guiding documents that address educational robotics in the curricular context, which enables the praxis of educational robotics and the skills and competencies that are developed in students. With this, the technical product presented from the research results, is proposed in the reference matrix of educational robotics, which seeks to guide the researched educational institution and other public schools, in addition to contributing to the implementation of the Base. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|