http://repositorio.unb.br/handle/10482/46447
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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LIVRO_Vidas paralelas migrantes.pdf | 43,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Vidas paralelas migrantes : experiências de mediadoras socioculturais na França |
Autor : | Hoefel, Maria da Graça Luderitz Severo, Denise Osório Washington, Claudia Díaz Bermúdez, Ximena Pamela |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-2176-5013 https://orcid.org/0000-0002-2755-8958 https://orcid.org/0000-0002-3771-7684 |
Assunto:: | Migrantes – Brasil - França Mediadores (Pessoas) |
Fecha de publicación : | 4-jun-2023 |
Editorial : | Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Citación : | HOEFEL, Maria da Graça Luderitz et al. Vidas paralelas migrantes: experiências de mediadoras socioculturais na França. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. 184 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/425. Acesso em: 06 set. 2023. |
Resumen : | Este livro retrata uma experiência de cooperação internacional de pesquisa, intitulada Projeto Vidas Paralelas Migrantes, inserida no âmbito do Programa Capes/Cofecub. Esse programa, ativo desde 1978, representa a mais antiga parceria estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, como tal, reflete um histórico solidário e profícuo no que tange à produção científica compartilhada entre o Brasil e a França. Nesse escopo, evidenciamos a centralidade da dimensão cultural dos processos de cooperação que propiciam a partilha de valores de respeito, trabalho em equipe e reconhecimento da autonomia. No bojo dessas relações, o programa oportunizou o desenvolvimento desta pesquisa-ação, que teve como base as experiências do Projeto Vidas Paralelas (PVP), desenvolvido desde 2008 pela Universidade de Brasília. As perspectivas teórico-metodológicas que ancoram esse projeto apresentam três elementos centrais: a) a importância da centralidade do olhar dos próprios sujeitos da ação; b) a linguagem imagética como elemento metodológico norteador dos processos; e c) a perspectiva da educação popular com base em Paulo Freire. Assim, o presente livro busca refletir sobre os caminhos possíveis de construção coletiva de processos emancipatórios a partir das perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo PVP Migrantes em conjunto com mediadoras socioculturais vinculadas à associação Archives de l’Immigration Familiale (Arifa). |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Licença:: | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/425. Acesso em: 06 set. 2023. |
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