Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Coutinho, Laura Maria (org.) | - |
dc.contributor.author | Teles, Lúcio França (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T13:53:41Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T13:53:41Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília:
Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-230-1122-2 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500 | - |
dc.description.abstract | A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universidade de Brasília (EDU) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.unidade | Editora Universidade de Brasília (EDU) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|