Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46500
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LIVRO_PedagogiaPresencialOnline.pdf11,15 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente
Auteur(s): Coutinho, Laura Maria (org.)
Teles, Lúcio França (org.)
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação
Ensino a distância
Pedagogia
Professores - formação
Date de publication: 2014
Editeur: Editora Universidade de Brasília (EDU)
Référence bibliographique: COUTINHO, Laura Maria; TELES, Lúcio França (org.). Pedagogia presencial e online: uma experiência de formação docente. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014. 391 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/344. Acesso em: 18 set. 2023.
Résumé: A formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Licença:: (CC BY NC ND)
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46500/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.