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Título: Ciranda infantil : vestígios de uma prática na Universidade de Brasília (UnB, 2012-2022)
Autor(es): Saraiva, Márcia Denise Rodrigues Alves
E-mail do autor: marcinhadras@gmail.com
marciadenise@unb.br
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Projeto de extensão
Educação de crianças
Crianças - formação
Universidade de Brasília. Faculdade de Planaltina
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: SARAIVA, Márcia Denise Rodrigues Alves. Ciranda infantil: vestígios de uma prática na Universidade de Brasília (UnB, 2012-2022). 2023. 191 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste estudo, buscamos pelos vestígios das práticas pedagógicas realizadas com as crianças filhas de estudantes campesinas nos espaços da Universidade de Brasília, no âmbito do Projeto intitulado Educação Infantil Ciranda, no campus de Planaltina. Tal projeto se caracteriza como de extensão e teve início no ano de 2012, percorrendo já sua primeira década de existência. Quando se pesquisa esse primeiro decênio, poucas são as informações ofertadas para além de estudos realizados por ex-integrantes ou colaboradores do projeto. É pertinente ressaltar que o nome e as ações são projetados em diálogo com o que se desenvolve na Ciranda Infantil, que acontece dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por ter essa referência, o projeto neste trabalho foi tratado como Ciranda Infantil da LedoC. A pesquisa contou com levantamento bibliográfico e documental, bem como com entrevista semiestruturada, tendo, como objetivo geral identificar as práticas pedagógicas e o funcionamento do Projeto Educação Infantil Ciranda da Universidade de Brasília, que acontece no campus de Planaltina. Perpassando pela documentação do Projeto Educação Infantil Ciranda e os estudos decorrentes do referido projeto, assim como as entrevistas com pessoas que já o integraram, é possível identificar semelhanças e diferenças com o que se classifica como práticas nas Cirandas Infantis. Ele se assemelha à Ciranda Infantil Itinerante, mas não no sentido de espaço físico, e sim na rotatividade de crianças que passam a cada etapa pelo projeto. A cada semestre, uma turma diferente de criança chega ao projeto, pois o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) funciona em sistema de alternância (Tempo Universidade e Tempo Comunidade). Uma semelhança é a prática da mística, que é feita por meio das danças, das cantigas de rodas e de certas brincadeiras. É possível observar a pertinência da Ciranda Infantil da LedoC para a permanência das mães, principalmente, no curso. A preocupação com a evasão dessas estudantes é uma forte justificativa para as práticas realizadas nesse espaço com as crianças.
Abstract: In this study, the search was for traces of pedagogical practices carried out with the children of peasant students in the spaces of the University of Brasília, within the scope of the Project entitled Educação Infantil Ciranda, on the campus of Planaltina. This project is characterized as an extension project and began in 2012, covering its first decade of existence. When researching this first decade, little information is offered beyond studies carried out by former members or collaborators of the project. It is pertinent to point out that the name and actions are designed in dialogue with what is developed in the Children’s Ciranda that takes place within the Landless Rural Workers Movement (MST). Because of this reference, the project in this work was treated as Ciranda Infantil da LedoC. The research included a bibliographical and documental survey, as well as a semi-structured interview, with the general objective of identifying the pedagogical practices and the functioning of the Projeto Educação Infantil Ciranda of the University of Brasília, which takes place on the Planaltina campus. Going through the documentation of the Ciranda Children’s Education Project and the studies resulting from that project, as well as the interviews with people who have already integrated it, it is possible to identify similarities and differences with what is classified as practices in the Children’s Cirandas. It is similar to the Itinerant Children’s Ciranda, but not in the sense of physical space, but in the rotation of children who pass through the project at each stage. Each semester, a different group of children arrives at the project, as the Licentiate in Rural Education course (LEdoC) works on an alternating system (University Time and Community Time). A similarity is the practice of mystique that is done through dances, nursery rhymes and certain games. It is possible to observe the pertinence of LedoC’s Children’s Ciranda for the permanence of mothers, mainly, in the course. The concern with the evasion of these students is a strong justification for the practices carried out in this space with children.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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