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Título : Acessibilidade linguística a estudantes indígenas da rede pública de ensino do Distrito Federal (Brasil) : igualdade, equidade e competências interculturais
Otros títulos : Linguistic accessibility to indigenous students in the public school system in Distrito Federal (Brazil) : equality, equity and intercultural competences
Autor : Gomes, Dioney Moreira
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Acessibilidade linguística
Estudantes indígenas
Igualdade
Equidade
Competências interculturais
Fecha de publicación : 19-dic-2022
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina
Citación : GOMES, Dioney Moreira. Acessibilidade linguística a estudantes indígenas da rede pública de ensino do Distrito Federal (Brasil): igualdade, equidade e competências interculturais. Revista Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 23, n. 2, 2022 126 http://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e83156
Resumen : O presente artigo trata da necessidade de promover acessibilidade linguística para estudantes indígenas nas escolas públicas do Distrito Federal (Brasília, Brasil). O DF registra cerca de 500 estudantes indígenas. O português não é a língua materna de boa parte desses estudantes, o que impacta em seu aprendizado específico e global, uma vez que essa é a língua usada pelos professores, direção, coordenação e pela quase totalidade dos alunos. O material didático também é quase todo em português. Além disso, há ainda aulas e materiais em inglês e em espanhol, duas outras línguas obrigatórias nas escolas do DF. A acessibilidade linguística pretendida dar-se-á no âmbito de produção de materiais didático-pedagógicos e metodologias de ensino-aprendizagem de línguas a serem usados por estudantes indígenas em escolas públicas do DF. O ponto de partida é o Centro Educacional Gisno, que acolherá os pesquisadores envolvidos durante o desenvolvimento da pesquisa e será o locus de projetos-piloto, passíveis de expansão para as demais escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com vistas ao fomento de políticas públicas para os estudantes indígenas. O objetivo deste artigo é apresentar o contexto da pesquisa e sua justificativa, seus objetivos, o quadro teórico, o percurso metodológico inicial, os resultados iniciais, e a relevância e o impacto da pesquisa para o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação.
Abstract: This paper addresses the need to promote linguistic accessibility for indigenous students in public schools in the Distrito Federal (Brasilia, Brazil). The DF registers about 500 indigenous students. Portuguese is not the mother language of most of these students, which impacts their specific and global learning, since this is the language used by teachers, school management and by almost all students. The teaching material is also almost entirely in Portuguese. In addition, there are classes and materials in English and Spanish, two other languages that are mandatory in the schools of the DF. The intended linguistic accessibility will take place within the scope of the production of didactic-pedagogical materials and methodologies for teaching and learning languages to be used by indigenous students in public schools in Distrito Federal. The starting point is the Gisno Educational Center School, which will host researchers involved in the Project during the development of the research and will be the locus of pilot studies, that can be extended to other public schools of the State Department of Education of the Distrito Federal, with a view to promoting public policies for indigenous students. The purpose of this article is to present the context of the research and its justification, its objectives, the theoretical framework, the initial methodological path, the initial results, and the relevance and impact of the research for scientific, technological or innovation development.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Licença:: (CC BY NC)
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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