Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46615
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AmandaNunesdeAraujo.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Projeto ABCerrados como potencialidade para educação ambiental na região de Planaltina-DF
Autor(es): Araújo, Amanda Nunes de
Orientador(es): Medina, Alice Maria Corrêa
Assunto: Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Alfabetização
Projetos - educação
Planaltina (DF)
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: ARAÚJO, Amanda Nunes de. O Projeto ABCerrados como potencialidade para educação ambiental na região de Planaltina-DF. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta o projeto ABCerrados como uma perspectiva teórico-metodológica em educação ambiental. O objetivo é verificar o percurso do projeto ao longo dos anos de implementação em escolas de Planaltina, Região Administrativa do Distrito Federal, para que, através da análise de suas potencialidades, seja possível fornecer uma base epistemológica para educadores que procurem uma alternativa à educação ambiental tradicional, comum nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes.Os aportes teóricos basilares deste estudo são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças. Para atingir os objetivos de pesquisa, a metodologia adotada baseou-se na análise do conteúdo de entrevistas estruturada e semiestruturada, realizadas com educadores que foram ou que são engajados no projeto ABCerrados, além do levantamento de dados bibliográficos sobre ele. A partir dos dados levantados, pode-se concluir que, pela sua trajetória, o projeto apresenta bons resultados na alfabetização de crianças, e tem potencial para nortear iniciativas em Educação Ambiental em escolas no Cerrado, e em outras regiões, desde que feitas as devidas contextualizações. O projeto também pode auxiliar na aquisição de autonomia e identidade local, pela valorização da terra, das gentes e da cultura intrínseca àquele local, trabalhando para estimular os laços afetivos com o bioma. Num contexto de profundas mudanças climáticas e ambientais, é necessário se pensar estratégias a curto, médio e longo prazo para mitigação dos impactos, e o ABCerrados apresenta uma possibilidade praticável para educadores que vêem na Educação Ambiental uma necessidade premente.
Abstract: This present work presents the ABCerrados project as a theoretical-methodological perspective in environmental education. The objective is to verify the course of the project over the years of implementation in schools in Planaltina, Administrative Region of the Federal District, so that, through the analysis of its potential, it is possible to provide an epistemological basis for educators who seek an alternative to environmental education. traditional, common in schools in the country. The ABCerrados project uses natural elements from the environment in which the school community is inserted to work on letters, words, numbers, in addition to having an action front that aims to develop the corporeality, the motor dimension and the laterality of young students. The basic theoretical contributions of this study are the ecological literacy proposed by Capra (2006) and Freire's pedagogy (FREIRE, 1987), which raise questions about the importance of work in early childhood, and how to make the learning process more meaningful for children . To achieve the research objectives, the adopted methodology was based on the analysis of the content of structured and semi-structured interviews, carried out with educators who were or who are engaged in the ABCerrados project, in addition to the survey of bibliographic data about it. From the collected data, it can be concluded that, due to its trajectory, the project presents good results in children's literacy, and has the potential to guide initiatives in Environmental Education in schools in the Cerrado, and in other regions, as long as the necessary steps are taken. contextualizations. The project can also help in the acquisition of autonomy and local identity, by valuing the land, the people and the culture intrinsic to that place, working to stimulate affective ties with the biome. In a context of profound climate and environmental changes, it is necessary to think about short, medium and long term strategies to mitigate impacts, and ABCerrados presents a practicable possibility for educators who see Environmental Education as a pressing need.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.