Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T16:57:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T16:57:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-05 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46633 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa em tela teve por objetivo mapear e analisar as práticas educativas para as
relações étnico-raciais desenvolvidas no Centro de Educação Infantil 01 (CEI 01) da
cidade de São Sebastião/DF. Mais especificamente, focalizei os desafios e as inovações
que atravessam as abordagens, as estratégias e os conteúdos mobilizados pelos docentes
do referido centro, visando à implementação das leis n°10.639/2003 e 11.645/2008, que
estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e
indígenas na Educação Básica. Buscando favorecer a participação ativa de professoras/es
e estudantes no processo investigativo, foram adotadas estratégias de pesquisa
colaborativa, tais como: participação observante; rodas de conversa; entrevista narrativa;
e intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: 1)
acompanhamento e registro das práticas educativas voltadas para o ensino das histórias e
culturas afro-brasileiras e indígenas na escola; 2) entrevistas narrativas com professoras
e demais funcionários da escola; 3) intervenção pedagógica sobre a diversidade indígena
e afro-brasileira junto às crianças do CEI 01, tendo em vista o desenvolvimento de uma
análise crítica em perspectiva com as práticas usualmente realizadas na escola. O aporte
teórico da pesquisa envolve a vasta literatura das relações étnico-raciais e educação
antirracista, em chave decolonial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações interétnicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La investigación en pantalla tuvo como objetivo mapear y analizar las prácticas educativas
para las relaciones étnico-raciales desarrolladas en el Centro de Educación Infantil 01 (CEI
01) en la ciudad de São Sebastião/DF. Más específicamente, me centré en los desafíos e
innovaciones que atraviesan los enfoques, estrategias y contenidos movilizados por los
profesores del referido centro, con el objetivo de la implementación de las Leyes 10.639/03
y 11.645/08 que establecen la enseñanza obligatoria de las historias afrobrasileñas. y
culturas y pueblos indígenas en la Educación Básica. Buscando favorecer la participación
activa de profesores y estudiantes en el proceso investigativo, se adoptaron estrategias de
investigación colaborativa, tales como: participación observadora; círculos de
conversación; entrevista narrativa; e intervención pedagógica. El camino metodológico se
desarrolló en tres etapas: 1) seguimiento y registro de prácticas educativas dirigidas a la
enseñanza de las historias y culturas afrobrasileñas e indígenas en la escuela; 2) y
entrevistas narrativas con maestros y otros empleados de la escuela; 3) intervención
pedagógica sobre la diversidad indígena y afrobrasileña con niños del CEI 01, con miras a
desarrollar un análisis crítico en perspectiva con las prácticas habitualmente realizadas en
la escuela. El aporte teórico de la investigación involucra la vasta literatura sobre las
relaciones étnico-raciales y la educación antirracista, en clave decolonial. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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