Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46633
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2023_BarbaraRibeiroDouradoPiasdeAlmeida.pdf4,2 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Educar para as relações étnico-raciais : racismo e antirracismo na educação infantil
Auteur(s): Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
Orientador(es):: Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto:: Práticas pedagógicas
Relações interétnicas
Povos indígenas
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
Educação antirracista
Date de publication: 6-oct-2023
Référence bibliographique: ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educar para as relações étnico-raciais: racismo e antirracismo na educação infantil. 2023. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A pesquisa em tela teve por objetivo mapear e analisar as práticas educativas para as relações étnico-raciais desenvolvidas no Centro de Educação Infantil 01 (CEI 01) da cidade de São Sebastião/DF. Mais especificamente, focalizei os desafios e as inovações que atravessam as abordagens, as estratégias e os conteúdos mobilizados pelos docentes do referido centro, visando à implementação das leis n°10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação Básica. Buscando favorecer a participação ativa de professoras/es e estudantes no processo investigativo, foram adotadas estratégias de pesquisa colaborativa, tais como: participação observante; rodas de conversa; entrevista narrativa; e intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: 1) acompanhamento e registro das práticas educativas voltadas para o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola; 2) entrevistas narrativas com professoras e demais funcionários da escola; 3) intervenção pedagógica sobre a diversidade indígena e afro-brasileira junto às crianças do CEI 01, tendo em vista o desenvolvimento de uma análise crítica em perspectiva com as práticas usualmente realizadas na escola. O aporte teórico da pesquisa envolve a vasta literatura das relações étnico-raciais e educação antirracista, em chave decolonial.
Resumen: La investigación en pantalla tuvo como objetivo mapear y analizar las prácticas educativas para las relaciones étnico-raciales desarrolladas en el Centro de Educación Infantil 01 (CEI 01) en la ciudad de São Sebastião/DF. Más específicamente, me centré en los desafíos e innovaciones que atraviesan los enfoques, estrategias y contenidos movilizados por los profesores del referido centro, con el objetivo de la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 que establecen la enseñanza obligatoria de las historias afrobrasileñas. y culturas y pueblos indígenas en la Educación Básica. Buscando favorecer la participación activa de profesores y estudiantes en el proceso investigativo, se adoptaron estrategias de investigación colaborativa, tales como: participación observadora; círculos de conversación; entrevista narrativa; e intervención pedagógica. El camino metodológico se desarrolló en tres etapas: 1) seguimiento y registro de prácticas educativas dirigidas a la enseñanza de las historias y culturas afrobrasileñas e indígenas en la escuela; 2) y entrevistas narrativas con maestros y otros empleados de la escuela; 3) intervención pedagógica sobre la diversidad indígena y afrobrasileña con niños del CEI 01, con miras a desarrollar un análisis crítico en perspectiva con las prácticas habitualmente realizadas en la escuela. El aporte teórico de la investigación involucra la vasta literatura sobre las relaciones étnico-raciales y la educación antirracista, en clave decolonial.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46633/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.