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Título: Subjetividade social na Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade 104/304 sul : arte, cultura e educação
Autor(es): Moreira, Paula da Silva
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Experiências vivenciais
Educação não-formal
Subjetividade social
Práticas pedagógicas
Arte e educação
Bibliotecas infantis
Data de publicação: 9-Out-2023
Referência: MOREIRA, Paula da Silva. Subjetividade social na Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade 104/304 sul: arte, cultura e educação. 2022. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender e dar visibilidade às produções e expressões subjetivas que configuram o espaço físico, e social, da Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade 104/304 Sul, localizada na Asa Sul, Região Administrativa de Brasília, Distrito Federal. A Teoria da Subjetividade, os princípios da Epistemologia Qualitativa e a proposta da Metodologia construtivointerpretativa elaboradas por González Rey (1949-2019) constituem uma tríade teórica-epistemológica-metodológica que fundamentou, e subsidiou, a complexidade do processo de construção de informações nesta investigação. O cenário social de pesquisa foi construído no contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. Desse modo, a produção de informações ocorreu por meio de encontros remotos, híbridos e presenciais. Para compreender os processos constitutivos das expressões da subjetividade social no contexto de pesquisa, diversos instrumentos e estratégias foram utilizadas, tais como: complementos de frases, observações participantes, dinâmicas conversacionais, análise documental, análise de registros fotográficos e de redes sociais como o Instagram. A construção interpretativa permitiu compreender que a diversidade de vivências em artes, possibilitadas pelo projeto Escolinha de Criatividade, reverbera para além das infâncias das crianças que participam do projeto, constituindo-se como parte significativa da subjetividade social deste espaço educativo. A configuração da subjetividade social da Biblioteca InfantilEscolinha de Criatividade também é marcada por incertezas decorrentes da Portaria nº 380/2018, no qual o grupo de profissionais, produz subjetivamente, um posicionamento crítico e reflexivo diante das tensões e questionamentos, e reorganiza coletivamente seus processos de atuação, e de relacionamento institucional com a Secretaria de Educação.
Abstract: This research intents comprehend and gives visibility for the productions and subjective expressions that configures the physical space and social of the "Children’s Library-Creativity School 104/304 Sul", located in Asa Sul, administrative region of Brasília, Distrito Federal. The subjective theory, the principles of epistemology and the constructive-interpretive methodology proposal of González Rey (1949-2019) creates a triad of theory, epistemological and methodological that provides fundamentals and complexity for the construction of the information into this investigation. The social scenery of research was made with the isolation context during Covid pandemics. Due to this, the production of the material was made by using remote, hybrid and presential means. To understand the constitutive processes of the social subjective expressions of the research context, several instruments and strategies were used, such as: sentences complements, participants observations, conversational dynamics, documental analysis of photos records and social networks such as Instagram. The interpretative construction allowed us to comprehend that the diversity into arts knowledge allowed by the Creativity School project, goes far beyond the childhood of the kids that participate in the project, being a significant part of the social subjectivity of this educational space. The configuration of the social subjectivity of the "Children’s Library-Creativity School" is also marked for uncertainty made by the Act. 380/2018, in which a group of professionals, creates subjectively, a critical and reflexive positioning among the tensions and questions, and collectively reorganizes their acting processes, and of institutional relationships with the Education Secretary.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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