http://repositorio.unb.br/handle/10482/46701
Titre: | Online authorship and text production in fan collaborative context |
Autre(s) titre(s): | Autoria em rede e a produção textual no contexto colaborativo dos fãs |
Auteur(s): | Lima, Daniella de Jesus Mercado, Luís Paulo Leopoldo Versuti, Andrea Cristina |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-2471-5524 https://orcid.org/0000-0001-8491-6152 https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia Universidade Federal de Alagoas Universidade de Brasília |
Assunto:: | Cultura digital Autoria em rede Fanfiction Aprendizagem |
Date de publication: | 13-déc-2022 |
Editeur: | Universidade Estadual do Paraná - Unespar |
Référence bibliographique: | LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina. Online authorship and text production in fan collaborative context. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249. Acesso em: 18 out. 2023. |
Résumé: | Este artigo tem como objetivos caracterizar o conceito de autoria em rede, descrever os conteúdos disponíveis no site Spirit Fanfics e Histórias, bem como analisar de que modo acontece o processo de construção das estórias e como proporciona aprendizagem aos sujeitos. Foi utilizada a pesquisa netnográfica, por meio da qual se analisou o site a partir da observação participante para construção dos dados, e a metodologia qualitativa quanto aos procedimentos. Foram aplicados questionários aos participantes, a fim de reunir informações acerca da produção de fanfics e da autoria em rede. Como resultados, destacamos que a autoria em rede e a colaboração, presentes na produção de fanfics, conduzem os sujeitos ao engajamento, por meio do qual aprendem sobre o conteúdo imerso na narrativa ficcional produzida. |
Abstract: | This article aims to characterize the concept of online authorship, describe the contents available on the Spirit Fanfics e Histórias website, analyze how the story construction process happens and how it provides learning for the subjects. The netnographic research was used, through which the site was analyzed from participant observation to construct the data and the qualitative methodology regarding the procedures. Questionnaires were applied to the participants to gather information about the production of fanfics and online authorship. As a result, we highlight that: network authoring and collaboration present in the production of fanfics lead subjects to engagement; and through engagement, subjects learn about the content immersed in the fictional narrative produced. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
DOI: | https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.278-301 |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/5249 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.