http://repositorio.unb.br/handle/10482/4672
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2009_OlgaCristinaRdeFreitas.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Efeitos de pistas contextuais em língua de sinais sobre recordação livre e compreensão de texto narrativo |
Autor(es): | Freitas, Olga Cristina Rocha de |
Orientador(es): | Silva, Sérgio Leme da |
Assunto: | Língua de sinais Neuropsicologia Bilinguismo |
Data de publicação: | 18-Mai-2010 |
Data de defesa: | 2009 |
Referência: | FREITAS, Olga Cristina Rocha de. Efeitos de pistas contextuais em língua de sinais sobre recordação livre e compreensão de texto narrativo. 2009. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Este estudo investigou os efeitos de exposição do leitor surdo à pista contextual em língua de sinas (início, meio e final de texto narrativo) sobre a compreensão de questões de inferência. Participaram 40 surdos, com faixa etária entre 11 e 35 anos, fluentes em Libras e com conhecimento básico da escrita em Língua Portuguesa, divididos em 4 grupos. A tarefa constituiu de leitura de texto narrativo, recordação livre e teste de compreensão do tipo V ou F. A pista contextual foi apresentada a 3 dos 4 grupos e foram analisados frequência e número médio de respostas corretas. Os resultados mostraram que a apresentação da pista no início ou no final do texto afeta positivamente a produção de inferências sobre aspectos do mesmo. Análise das estratégias de combinação das informações para posterior recordação e produção de inferências sugere efeito de dificuldade da tarefa de reconstrução do texto narrativo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study investigated the effects of deaf readers exposition to contextual cue in the sign language (beginning, middle, and end of a narrative text) about inference matters of comprehension. Participants: 40 deaf persons, from 11 to 35 years old, fluent in sign language, and with a basic knowledge about written Portuguese language that were divided in four groups. The task was about a narrative text reading, free recall, and a true or false comprehension text. The contextual cue had been shown to three from the four groups and the groups were analyzed according to the frequency and the average number of right answers. The results showed that the cues presentation in the beginning or in the end of the text affects the inferences production about the text positively. The information combination strategies analysis to posterior remembrance and inferences productions implies the effect of the reconstructions narrative text task difficulty. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2009. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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