Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4672
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_OlgaCristinaRdeFreitas.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open
Title: Efeitos de pistas contextuais em língua de sinais sobre recordação livre e compreensão de texto narrativo
Authors: Freitas, Olga Cristina Rocha de
Orientador(es):: Silva, Sérgio Leme da
Assunto:: Língua de sinais
Neuropsicologia
Bilinguismo
Issue Date: 18-May-2010
Citation: FREITAS, Olga Cristina Rocha de. Efeitos de pistas contextuais em língua de sinais sobre recordação livre e compreensão de texto narrativo. 2009. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Este estudo investigou os efeitos de exposição do leitor surdo à pista contextual em língua de sinas (início, meio e final de texto narrativo) sobre a compreensão de questões de inferência. Participaram 40 surdos, com faixa etária entre 11 e 35 anos, fluentes em Libras e com conhecimento básico da escrita em Língua Portuguesa, divididos em 4 grupos. A tarefa constituiu de leitura de texto narrativo, recordação livre e teste de compreensão do tipo V ou F. A pista contextual foi apresentada a 3 dos 4 grupos e foram analisados frequência e número médio de respostas corretas. Os resultados mostraram que a apresentação da pista no início ou no final do texto afeta positivamente a produção de inferências sobre aspectos do mesmo. Análise das estratégias de combinação das informações para posterior recordação e produção de inferências sugere efeito de dificuldade da tarefa de reconstrução do texto narrativo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigated the effects of deaf readers exposition to contextual cue in the sign language (beginning, middle, and end of a narrative text) about inference matters of comprehension. Participants: 40 deaf persons, from 11 to 35 years old, fluent in sign language, and with a basic knowledge about written Portuguese language that were divided in four groups. The task was about a narrative text reading, free recall, and a true or false comprehension text. The contextual cue had been shown to three from the four groups and the groups were analyzed according to the frequency and the average number of right answers. The results showed that the cues presentation in the beginning or in the end of the text affects the inferences production about the text positively. The information combination strategies analysis to posterior remembrance and inferences productions implies the effect of the reconstructions narrative text task difficulty.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2009.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4672/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.