Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Weller, Wivian | - |
dc.contributor.author | Cândido, Flávia Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T23:25:47Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T23:25:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | CÂNDIDO, Flávia Ramos. Trajetórias familiares e escolares de estudantes com deficiência visual no Ensino médio do Distrito Federal. 2023. 283 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46733 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em
Educação (Ecoe) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de
Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de
Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju). Objetivou compreender a inclusão escolar e as
mediações familiares nas trajetórias de estudantes com deficiência visual matriculados no
ensino médio público do Distrito Federal (DF). A relevância desta pesquisa se direcionou pela
investigação dos percursos dessas famílias, reconhecendo a centralidade do estudante cego e/ou
com baixa visão no processo educativo no DF. Partiu-se da compreensão de que a acessibilidade
é elemento crucial para autonomia e dignidade da pessoa com deficiência e da necessidade de
conceber as formas como as instituições escolares e as famílias se estruturaram para que os
estudantes alcançassem a última etapa da educação básica nacional. Levou-se em consideração
que as famílias vivem e transitam na sociedade permeada por distintas culturas. Suas
concepções se constituem em mecanismos que podem explicar a lógica de tomadas de decisão
e posição em situações de interação social para o estudante com deficiência. Para alcançar os
objetivos propostos, a investigação apoiou-se na abordagem qualitativa reconstrutiva e teve
como foco a análise de grupos de discussão, realizados em formato virtual, em função do
contexto da pandemia de covid-19, e interpretados pelo Método Documentário. As distintas
fases de interpretação do referido método possibilitaram a constatação de que: o apoio e
acompanhamento familiar foram determinantes para o ingresso e a permanência dos estudantes
nos percursos escolares; as famílias compartilham um universo homólogo de experiências em
que a manutenção da responsabilidade de cuidado e escolarização do(a) filho(a) com deficiência
visual fica a encargo das mães; e há vivências de barreiras estruturais e atitudinais pelas famílias
e por seus filhos(as). Esses impedimentos refletiram em superproteção familiar, implicações na
inclusão social e educacional e tentativas de maior autonomia pelos estudantes. Compreendeuse que o trabalho pedagógico requer um atendimento multidisciplinar que atente para as
especificidades dos estudantes, sendo urgente e necessário o fortalecimento do atendimento
educacional especializado durante e após o ensino fundamental. Evidenciou-se que o
isolamento social demandado pela pandemia de covid-19 forçou a utilização de recursos de
tecnologia e que tais artefatos e a internet trouxeram aos estudantes possibilidades e
expectativas em termos de estudo, lazer e inclusão, já que as aulas virtuais possibilitaram que
os jovens se sentissem em condições de igualdade com os demais, uma vez que a deficiência
não se mostrava aparente. Verificou-se que o acesso das pessoas com deficiência visual à
educação é uma realidade, ou seja, é um direito humano que tem sido conquistado por meio de
um processo histórico e permanente de lutas e pela positivação de normativas. Entretanto, o
trabalho investigativo aponta que é preciso um esforço coletivo para combater e opor-se às
práticas segregacionistas e capacitistas que emperram a inclusão, devendo-se reconhecer
possibilidades e potencialidades, bem como garantindo acessibilidade, equidade e condições
dignas de vivência aos estudantes com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias familiares e escolares de estudantes com deficiência visual no Ensino médio do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência visual - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis is linked to the research line Comparative Studies in Education (Ecoe) of
the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the School of Education (FE) at the
University of Brasilia (UnB) and was developed within the Generations and Youth Research
Group (Geraju). It aimed to understand school inclusion and family mediations in the
trajectories of visually impaired students enrolled in public high schools in the Distrito Federal
(DF). The relevance of this research was directed by the investigation of the journeys of these
families, recognizing the centrality of the blind student and/or low vision in the educational
process in the DF. We started from the understanding that accessibility is a crucial element for
the autonomy and dignity of the person with disability and the need to conceive the ways in
which the school institutions and the families structured themselves so that the students could
reach the last stage of the national basic education. It was taken into consideration that families
live and move in a society permeated by different cultures. Their conceptions constitute
mechanisms that can explain the logic of decision making and position in social interaction
situations for students with disabilities. To achieve the proposed objectives, the research was
based on the reconstructive qualitative approach and focused on the analysis of discussion
groups held in virtual format in the context of the Covid-19 pandemic, which were interpreted
by the Documentary Method. The different phases of interpretation of the referred method
allowed the verification that: the family support and monitoring were determinant for the
students' entry and permanence in the school paths; the families share an analogous universe of
experiences in which the responsibility of care and schooling of the visually impaired child is
the responsibility of the mothers; it was verified the experience of structural and attitudinal
barriers by the families and their children. These impediments were reflected in family
overprotection, implications in social and educational inclusion and attempts of greater
autonomy by the students; it was understood that the pedagogical work requires a
multidisciplinary service that attends to the specificities of the students, being urgent and
necessary the strengthening of the specialized educational service during and after elementary
school; it was evidenced that the social isolation demanded by the covid-19 pandemic forced
the use of technology resources and that such artifacts and the internet brought to the students
possibilities and expectations in terms of study, leisure, and inclusion, since the virtual classes
made it possible for young people to feel in equal conditions with the others once the disability
was not apparent; it was verified that the access of people with visual impairment to education
is a reality, that is, it is a human right which has been conquered by means of a historical and
permanent process of fights and by the positivation of norms. However, the investigative work
points out that a collective effort is needed to combat and oppose segregationist and capacitating
practices that hinder inclusion, and that possibilities and potentialities must be recognized,
ensuring accessibility, equity and decent living conditions to students with disabilities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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