Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46782
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoMatematicaAltas.pdf351,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação Matemática e altas habilidades/superdotação : um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019)
Outros títulos: Mathematics Education and high abilities/giftedness : a review of the scientific production in Brazil (2008-2019)
Educación matemática y altas capacidades/superdotación : una revisión de la producción académica en Brasil (2008-2019)
Autor(es): Ferreira, Weberson Campos
Moreira, Geraldo Eustáquio
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Afiliação do autor: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Educação matemática
Altas habilidades/superdotação
Inclusão
Pesquisa
Data de publicação: 11-Set-2023
Editora: Educação Matemática em Revista
Referência: FERREIRA, Weberson Campos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática e altas habilidades/superdotação: um recorte da produção acadêmica no Brasil (2008-2019). Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-21, 11 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/3204. Acesso em: 01 nov. 2023.
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar um mapeamento da produção acadêmica nacional sobre o processo de ensino-aprendizagem de Matemática no contexto das altas habilidades/superdotação com vistas à inclusão no período 2008-2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em seu percurso metodológico os pressupostos da revisão sistemática de literatura, cujas fontes de busca foram o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Google Acadêmico. Além das disparidades regionais, os resultados mostraram que são escassas as pesquisas que exploram a educação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área da Educação Matemática, revelando uma carência no cenário acadêmico brasileiro. Ademais, a multiplicidade de abordagens nas produções analisadas revela a complexidade do tema e a urgência do desenvolvimento de pesquisas nessa área.
Abstract: This article aimed to present a mapping of the national academic-scientific production on the teaching-learning process of Mathematics in the context of high abilities/giftedness with a view to inclusion in the period 2008-2019. The research, of qualitative approach, used in its methodological path the assumptions of systematic literature review, whose search sources were the catalog of theses and dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar. In addition to regional disparities, the results showed that there are few researches exploring the education of students with high abilities/giftedness in Mathematics Education, revealing a lack in the Brazilian academic scenario. Moreover, the multiplicity of approaches observed in the analyzed productions reveals the complexity of the subject and the urgency of developing research in this area.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar un mapeo de la producción académica nacional sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas en el contexto de las altas capacidades con miras a la inclusión en el período 2008-2019. La investigación, con abordaje cualitativo, utilizó los presupuestos metodológicos de una revisión sistemática de literatura, cuyas fuentes de búsqueda fueron el catálogo de tesis y disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Enseñanza Superior (Capes), la Scientific Electronic Library Online (Scielo) y Google Scholar. Además de las disparidades regionales, los resultados mostraron que existen pocas investigaciones que exploren la educación de alumnos con altas capacidades en el área de Educación Matemática, revelando una carencia en el escenario académico brasileño. Además, la multiplicidad de abordajes en las producciones analizadas revela la complejidad del tema y la urgencia de desarrollar investigaciones en esta área.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY NC SA)
DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3204
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.