Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/46821
Fichier(s) constituant ce document :
Il n'y a pas de fichiers associés à ce document.
Titre: Modelos de negócios de livros eletrônicos para bibliotecas
Autre(s) titre(s): Ebook business models for libraries
Auteur(s): Costa, Raquel Pereira
Cunha, Murilo Bastos da
metadata.dc.contributor.affiliation: Ministério da Agricultura do Brasil
Universidade de Brasília
Assunto:: Aquisição bibliográfica
Bibliotecas
Livros eletrônicos
Date de publication: 28-déc-2015
Editeur: Universidade Federal da Paraíba
Référence bibliographique: COSTA, Raquel Pereira; CUNHA, Murilo Bastos da. Modelos de negócios de livros eletrônicos para bibliotecas. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 25, n. 3, p. 7–19, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/26945. Acesso em: 6 nov. 2023.
Résumé: Este artigo descreve os principais modelos de negócios de livros eletrônicos para bibliotecas. Primeiro são analisados os canais de compra específicos para esse tipo de material, que podem ser editoras, agregadores ou distribuidores. Depois, são descritos os modelos de seleção disponíveis para as bibliotecas, dos quais os mais comuns são por título ou por pacote. Os modelos de negócios analisados incluem o acesso perpétuo, a assinatura, o empréstimo de curto prazo e a aquisição orientada pelo usuário. Também são discutidos os modelos de acesso dos usuários. Finalmente, são destacados os aspectos relacionados à licença de venda de livros eletrônicos.
Abstract: This article describes the major business models of electronic books for libraries. With the growing demand for electronic books also increases the number of publishers involved in their production , creating , among others, a variety of platforms , purchasing models , prices etc. It is therefore urgent the search for a minimum of technological standardization , similar to that achieved decades ago with cassette tapes and videos - this aspect may be an obstacle to greater penetration of e- book in today’s society. Initially the commercial channels applied to this type of material, which may be publishers, aggregators or distributors, are analyzed. Then the selection models available for libraries are described, of which the most common are by title or by package. The analyzed business models include perpetual access, subscription, pay-per-view and patron-driven acquisition. The user access models are also discussed. Finally, the aspects related to the licensing of electronic books are featured.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
metadata.dc.relation.publisherversion: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/26945
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46821/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.