Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Delmondes, Daniela Santana | - |
dc.contributor.author | Lopes, Robson Vila Nova | - |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T15:08:28Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T15:08:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | DELMONDES, Daniela Santana; LOPES, Robson Vila Nova; CASTIONI, Remi. Despesas do FUNDEB com a remuneração dos profissionais da educação básica em um estado da região norte do Brasil. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 22, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8157. Acesso em: 10 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46846 | - |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva compreender o financiamento e a gestão de recursos da educação na remuneração dos
profissionais da Educação Básica em um Estado da região Norte do Brasil, a partir da instituição da política de fundos
(Fundef 1996; Fundeb 2007; Fundeb 2020), analisando receitas e despesas do Fundeb no exercício de 2021 no estado do
Tocantins (TO). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, em relação ao delineamento de seus procedimentos
metodológicos, adotou-se abordagem quali-quantitativa, sendo considerada uma pesquisa do tipo exploratória no que
tange aos seus objetivos, e básica quanto a sua natureza e finalidade. Os resultados apresentam a ocorrência crescente
das receitas. Em relação às despesas, analisa-se as liquidadas e empenhadas por etapa de ensino, os gastos com a
remuneração dos profissionais da Educação Básica e os indicadores em relação aos percentuais aplicados em 2021.
Todavia no tangente ao cumprimento do percentual de 70%, somente foi atingido ao final do exercício. Evidencia ainda
a necessidade do monitoramento constante dos percentuais aplicados com a remuneração, e iniciativas permanentes de
valorização dos profissionais da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Unitins | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Despesas do FUNDEB com a remuneração dos profissionais da educação básica em um estado da região norte do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | FUNDEB expenses on the remuneration of basic education professionals in a state in the northern region of Brazil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - despesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A revista Humanidades e Inovação (ISSN: 2358-8322) está licenciada com uma Licença Creative Commons: (CC BY NC). Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8157. Acesso em: 10 nov. 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to understand the financing and management of education resources in the remuneration
of professionals of Basic Education in a state of the Northern region of Brazil, from the institution of the funds policy
(Fundef 1996; Fundeb 2007; Fundeb 2020), analyzing revenues and expenses of Fundeb in the fiscal year 2021 in the
state of Tocantins (TO). This is a bibliographical and documental study, in relation to the outlining of its methodological
procedures, a quali-quantitative approach was adopted, being considered an exploratory type research in terms of its
objectives, and basic as to its nature and purpose. The results present the increasing occurrence of revenues. In relation to
the expenses, it analyzes the settled and committed expenses by educational stage, the expenses with the remuneration
of the professionals of Basic Education and the indicators in relation to the percentages applied in 2021. It also highlights
the need for constant monitoring of the percentages applied to remuneration, and permanent initiatives to enhance the
value of education professionals. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5553-1237 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Estadual do Tocantins | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Conselho Estadual de Educação do Tocantins | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|