Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cornelli, Gabriele | - |
dc.contributor.author | Alcântara, Pedro Ivo Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T20:29:16Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T20:29:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ALCÂNTARA, Pedro Ivo Souza de. Protágoras em Platão: intertextualidade do Protágoras e a questão da unidade da excelência. 2023. 308 f. Tese (Doutorado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46880 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese consiste numa interpretação do significado do uso da figura do personagem
Protágoras dentro do corpus platonicum, especificamente no diálogo Protágoras, desde sua
apresentação até a discussão da unidade das partes da excelência. A tese que se pretende
defender é de que tal figura tem, no mencionado diálogo, uma função operacional de oposição
à figura de Sócrates, cujo efeito repercute com coerência na República IV. O que se sustenta é
que a função dessa oposição é a de distinguir uma imagem associável à figura de Protágoras,
de kainḕ paideía (Ar. Nub. 962), do projeto educacional próprio desenvolvido na obra platônica.
Fazer uma opção de leitura que apresente possíveis conexões entre dois diálogos implica em se
impor a abordagem de uma discussão sobre a organização do corpus platonicum. Assim, o
trabalho abre com uma breve apresentação historiográfica do tema da organização do corpus
platonicum, fixando-se sobre determinada tendência histórica de “abordagem cronológica”
dessa organização. A primeira seção conclui apresentando um método de leitura próprio do
corpus platonicum, nomeado método do “unitarismo literário”, que estabelece que uma
interpretação sobre as conexões possíveis entre diálogos deve ter três momentos: um primeiro,
que fixa a unidade do corpus pelo caráter literário; um segundo, que interpreta relações de
diálogos do corpus sem pressupor questões sobre autoria ou ordem de produção; e um terceiro,
conclusivo, que conflita a interpretação das relações com hipóteses vigentes sobre autoria e
ordem de produção. O método visa tornar uma interpretação de relação entre os diálogos ao
menos parcialmente independente de alterações decorrentes de especulação sobre ordem de
composição. Na seção dois da tese, especula-se sobre o aqui chamado “Protágoras com
hipotética existência histórica” (ou Peh). Tenta-se reconstruir – com uma postura tendente ao
ceticismo quanto às possibilidades desse empreendimento – elementos mínimos de predicação
para o Peh. O objetivo da seção dois é aferir tais elementos predicativos de Peh para, a partir
deles, fundamentar a hipótese de que o corpus platonicum usa a imagem de Protágoras como
meio filosófico-literário de distinguir o projeto contido no corpus da imagem pejorativa de
kainḕ paideía criada por Aristófanes, alvo de sua pilhéria. A seção três apresenta uma leitura
do Protágoras que foca na questão da unidade das partes da excelência. Sua finalidade é apontar
que enxergar uma função na representação literária de Protágoras nesse diálogo pode dar mais
clareza ao sentido contido na relação entre Coragem e Sabedoria na abordagem sobre a
excelência em República IV. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Protágoras em Platão : intertextualidade do Protágoras e a questão da unidade da excelência | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protágoras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade da excelência | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis consists of an interpretation of the meaning of using the figure of the Protagoras
character within the corpus platonicum, specifically in the dialogue Protagoras, from its
presentation to the discussion on the unity of the parts of excellence. The thesis which intends
to be defended is that such figure has, in the aforementioned dialogue, an operational function
of opposing the figure of Socrates, whose effects impact coherently on the Republic IV. What
is underpinned is that the function of this opposition is to distinguish an image associable to the
figure of Protagoras, of kainḕ paideía (Ar. Nub. 962), in the educational project developed in
Plato's work. The making of a reading choice that presents possible connections between two
dialogues implies the imposition of approaching a discussion about the organization of the
corpus platonicum. Thus, the work opens with a brief historiographical presentation of the
theme of organization of the corpus platonicum, focusing on a particular historical tendency to
take a “chronological approach” for this organization. The first section concludes by presenting
its own method of reading the corpus platonicum, called “literary unitarism”, which establishes
that an interpretation of the possible connections between dialogues must have three moments:
the first, which establishes the unity of the corpus by its literary character; the second, which
interprets dialogue relations within the corpus without presupposing issues regarding
authorship or order of production; and a third, conclusive one, which conflicts the interpretation
of these relations with prevailing hypotheses about authorship and order of production. The
method aims to interpret the relationship between the dialogues at least partially independent
from alterations resulting from speculation about the order of composition. The section two of
the thesis speculates on the here called “Protagoras with hypothetical historical existence” (or
Peh). An attempt is made to reconstruct – with an attitude tending towards skepticism regarding
the possibilities of this undertaking – minimal elements of predication for Peh. The objective
of section two is to assess such predicative elements of Peh to, from them, support the
hypothesis that the corpus platonicum uses the image of Protagoras as a philosophical-literary
means of distinguishing the project contained in the corpus from the pejorative image of kainḕ
paideía created by Aristophanes, target of his mockery. Section three presents a reading of
Protagoras that focuses on the question of the unity of the parts of excellence. Its purpose is to
point out that seeing a function in the literary representation of Protagoras in this dialogue can
better clarify the meaning contained in the relationship between Courage and Wisdom in the
approach to excellence in Republic IV. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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