Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Canedo, Edna Dias | - |
dc.contributor.author | Silva, Geovana Ramos Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T17:13:23Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T17:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geovana Ramos Sousa. Human factors in the design of chatbot interactions: conversational design practices. 2023. xx, 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46904 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Contexto: Chatbots são agentes inteligentes que imitam o comportamento humano para
conduzir conversas significativas. A natureza conversacional dos chatbots impõe desafios
aos designers, uma vez que seu desenvolvimento é diferente de outros softwares e requer
a investigação de novas práticas no contexto da interação humano-IA e seus impactos na
experiência do usuário. Como o diálogo humano envolve diversas variáveis além da verbalização de palavras, é fundamental projetar diálogos bem pensados para que os chatbots
proporcionem uma interação humanizada e otimizada. Objetivo: O principal objetivo
deste trabalho é identificar práticas de design textual, visual ou interativo de interações
de chatbots baseadas em texto e como elas podem potencializar ou enfraquecer algumas
percepções e sentimentos dos usuários, como satisfação, engajamento e confiança, para a
criação do guia Diretrizes para Design Conversacional de Chatbots (DDCC). Método:
Utilizamos vários métodos de pesquisa para gerar e validar o guia. Primeiro, realizamos
uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar as práticas de design conversacional e seus impactos. Essas práticas foram inseridas no guia DDCC por meio
de análise qualitativa e codificação dos resultados RSL. Em seguida, o guia foi validado
quantitativamente por meio de um survey e qualitativamente por meio de um estudo
de caso. O survey teve como objetivo avaliar a clareza e a utilidade do guia baseado
por meio da leitura do guia por parte dos participantes da pesquisa e nas suas respostas
a um questionário adaptado do Modelo de Aceitação de Tecnologia. O estudo de caso
teve como objetivo avaliar a utilidade do guia com base em sua aplicação prática pelos
participantes em uma situação que simula um cenário real e em entrevistas de acompanhamento. Resultados: A pesquisa mostrou que desenvolvedores de software com
diferentes níveis de experiência concordaram fortemente que o guia poderia induzir maior
satisfação e engajamento no usuário. Além disso, eles também concordaram fortemente
que o guia é claro, compreensível, flexível e fácil de usar. Embora os participantes tenham
sugerido algumas melhorias, eles relataram que os principais pontos fortes do guia são a
objetividade e a clareza. O estudo de caso confirmou os resultados da pesquisa, pois os
participantes relataram sentimentos positivos em relação ao guia e uma intenção de usálo. Suas extensas percepções fornecidas por meio das entrevistas realizadas revelaram que suas experiências anteriores com chatbots e em cargos específicos de desenvolvimento de
software influenciaram seu design e adoção de práticas. Conclusão: O guia se mostrou
útil para desenvolvedores com diferentes níveis de conhecimento, com potencial para se
tornar um forte aliado dos desenvolvedores no processo de design conversacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Human factors in the design of chatbot interactions : conversational design practices | pt_BR |
dc.title.alternative | Fatores humanos no design de interações de chatbot : práticas de design conversacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chatbot | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Context: Chatbots are intelligent agents that mimic human behavior to carry on meaningful conversations. The conversational nature of chatbots poses challenges to designers
since their development is different from other software and requires investigating new
practices in the context of human-AI interaction and their impact on user experience.
Since human dialogue involves several variables beyond verbalizing words, it is vital to design well-thought dialogues for chatbots to provide a humanized and optimal interaction.
Objective: The main objective of this work is to unveil textual, visual, or interactive design practices from text-based chatbot interactions and how they can potentiate or weaken
some perceptions and feelings of users, such as satisfaction, engagement, and trust, for the
creation of the Guidelines for Chatbot Conversational Design (GCCD) guide. Method:
We used multiple research methods to generate and validate the guide. First, we conducted a Systematic Literature Review (SRL) to identify conversational design practices
and their impacts. These practices were inserted into the GCCD guide through qualitative
analysis and coding of SLR results. Then, the guide was validated quantitatively through
a survey and qualitatively through a case study. The survey aimed to assess the guide’s
clarity and usefulness based on the reading of the guide by the participants and their
responses to a questionnaire adapted from the Technology Acceptance Model. The case
study aimed to assess the guide’s usefulness based on its practical application by participants in a situation that simulates a real scenario and follow-up interviews. Results: The
survey showed that software developers with different levels of experience strongly agreed
that the guide could induce greater user satisfaction and engagement. Furthermore, they
also strongly agreed that the guide is clear, understandable, flexible, and easy to use. Although participants suggested some improvements, they reported that the guide’s main
strengths are objectivity and clarity. The case study confirmed the survey findings, as
participants reported positive feelings toward the guide and an intention to use it. Their
extensive perceptions given through the conducted interviews unveiled that their previous experiences with chatbots and in specific software development positions influenced
their design and adoption of practices. Conclusion: The guide proved to be useful for
developers with different levels of knowledge, with the potential to become a strong ally for developers in the conversational design process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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