http://repositorio.unb.br/handle/10482/46945
Titre: | O patrimônio histórico como comum cultural durante os primeiros tombamentos na Cidade de Goiás |
Auteur(s): | Oliveira, Irina Alencar de Palazzo, Pedro P. |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Assunto:: | Goiás (Estado) Participação comunitária Preservação Patrimônio cultural |
Date de publication: | 2021 |
Editeur: | UFBA |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Irina Alencar de; PALAZZO, Pedro P. O patrimônio histórico como comum cultural durante os primeiros tombamentos na Cidade de Goiás. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 16., 2021. Salvador: UFBA, 2021. Tema: 30 anos: atualização crítica. Eixo Temático 4 – Cidades, Memórias e Arquivos. p. 1258-1277. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16l89SHs6lIYsWZuKEC3epgDtK7tL5oca/view. Acesso em: 04 dez. 2023. |
Résumé: | Este artigo busca refletir sobre as relações observadas entre a comunidade da cidade de Goiás-GO e seu patrimônio cultural sob a perspectiva dos comuns culturais, especialmente, na primeira de suas três fases de patrimonialização convencionadas. Objetiva-se compreender a existência desses comuns ao longo da trajetória de preservação patrimonial da cidade e como se estruturaram ao longo do tempo, assim como, das práticas sociopolíticas e culturais, memória social, apropriações coletivas e vinculações afetivas articuladas a eles. Visa, enfim, verificar em que medida todos esses elementos poderiam, por meio da participação comunitária, ter contribuído para sua conservação singular. O papel da sociedade civil organizada na área, como a OVAT e o Movimento Pró-Cidade de Goiás, também serão observados atentamente. Para tanto, investiga-se recortes jornalísticos de época, documentos extraídos do Dossiê de tombamento do IPHAN e outras pesquisas sobre a temática, utilizando-se o viés da História Cultural e as perspectivas de autores como Pierre Nora, Antônio Negri e Michael Hardt, David Harvey, Pierre Dardot e Christian Laval. Essa abordagem busca atender à atual demanda por alternativas de conservação não institucionais do patrimônio cultural brasileiro, em razão das circunstâncias críticas enfrentadas por esse campo na contemporaneidade |
Abstract: | This paper seeks to reflect on the relationships observed between the community of the Town of Goiás- GO and its cultural heritage from the perspective of cultural common, especially in the first of its three phases of preservation. The objective is to understand the existence of these common along the trajectory of heritage conservation of the city and how they were structured over time, as well as socio- political and cultural practices, social memory, collective appropriations and affective ties linked to them. Finally, it aims to verify to what extent all these elements could, through community participation, have contributed to their unique conservation. The role of organized civil society in the area, such as OVAT and the Movimento Pró-Cidade de Goiás, will also be closely observed. To do so, investigating periodic newspaper clippings, documents extracted from the IPHAN List of Dossiers and other research on the theme, using the Cultural History and the perspectives of authors such as Pierre Nora, Antônio Negri and Michael Hardt, David Harvey, Pierre Dardot and Christian Laval. This approach seeks to meet the current demand for non-institutional conservation alternatives of the Brazilian cultural heritage, due to the critical circumstances faced by this field in contemporary times. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://drive.google.com/file/d/16l89SHs6lIYsWZuKEC3epgDtK7tL5oca/view |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.