Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46968
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TransmidiacaoTaticaEnquanto.pdf433,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
Outros títulos: Transmedia : a tactic while training teachers
Autor(es): Rodrigues, Valtemir dos Santos
Versuti, Andrea Cristina
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Convergência
Professores - formação
Multiletramentos,
Multirreferencialidade
Data de publicação: 2-Fev-2022
Editora: Concilium Journal
Referência: RODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.
Abstract: This article aims to present results of a qualitative research with the purpose to investigate the unfolding of an unprecedented teachers training in transmedia practicesin the classroom. The methodology was applied to basic education teachers in the State of Federal District of Brazil.It was concluded that with the approach of the teachers to those technological devices and their languages in teaching practices, is a possible tactic to bring the student universe to the classroom, implement different pedagogical activities, making the students the protagonist of their own learning process, stimulating collaborative work and decentralizing the figure of the teachers.The research methodology consisted of a bibliographic and documentary review, non-participant observation of the course in the pilot and regular version, monitoring of classroom experiments in two classes promoted by the course professors, analysis of the portfolios of students in one of them, and interviews with four teachers participating in the training. In the end, the hypothesis was confirmed that the methodology of transmediation contributed to a more creative, autonomous and collaborative way of learning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Decanato de Ensino de Graduação (DEG)
Licença: Open Access (CC BY NC SA)
DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.