Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Garrafa, Volnei | pt_BR |
dc.contributor.author | Facanha, Telma Rejane Dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T21:31:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T21:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-20 | - |
dc.identifier.citation | FACANHA, Telma Rejane Dos Santos. Contribuição da bioética de intervenção ao sistema de notificação de eventos adversos na assistência à saúde no Brasil. 2023. 201 f. Tese (Doutorado em Bioética) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46993 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, foi instituído o sistema de notificação de eventos adversos relacionados
com a assistência em saúde, com vistas à melhoria do sistema de saúde. Esse
sistema é considerado um dos pilares do gerenciamento de riscos em serviços de
saúde. As notificações são confidenciais e ao profissional notificante deve ser
assegurado o direito à privacidade. OBJETIVO: estudar esse sistema de notificação,
tendo como base teórica e normativa para argumentação os 4Ps da Bioética de
Intervenção - prudência, precaução, prevenção e proteção - e artigos da Declaração
Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco (DUBDH). MÉTODOS: O
trabalho foi desenvolvido segundo a metodologia de estudo qualitativo, realizado em
duas etapas: revisão integrativa inicial da literatura, seguida de coleta de dados
empírico-comportamentais com atores-chave, para posterior discussão, visando
melhor compreensão da problemática que afeta o sistema em foco. A Revisão
Integrativa da Literatura objetivou explorar estudos que abordam os 4Ps da Bioética
de Intervenção e artigos da DUBDH selecionados. A fase empírica deu-se por meio
de coleta de dados, com utilização de questionário composto de perguntas abertas e
fechadas, cujas respostas seguiu a lógica de análise de conteúdo de Bardin. Utilizouse o software NVivo para organização dos dados. O projeto foi aprovado pelo Comitê
de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. RESULTADOS: a revisão sinaliza que
não há uma representativa produção de publicações que contemplem a pergunta
proposta para busca de referências relacionadas às categorias “vulnerabilidade” e
“proteção”. Evidencia-se nas respostas dos participantes da pesquisa ênfase aos
referenciais da responsabilidade com as notificações e os danos na saúde, esses dois
princípios diretamente relacionados ao gerenciamento de riscos. Por outro lado, pouco
realce é atribuído ao respeito à autonomia e à vulnerabilidade ao longo do processo
de notificar eventos adversos. DISCUSSÃO: O emprego dos 4Ps, de forma orgânica,
sequenciada e devidamente fundamentada, mostra-se possível e adequado para
solução de conflitos referentes ao sistema de notificação de eventos adversos no
Brasil. Ampliar o conceito de vulnerabilidade e proteção conforme preconizado pelos
4Ps é considerar cada caso especificamente, bem como os diversos contextos do
individual e do coletivo. A Bioética de Intervenção possui categorias pertinentes para
argumentação e soluções de diferentes dilemas morais que envolvem indivíduos e
grupos vulneráveis e trabalha centralmente a responsabilidade pública do Estado
perante seus cidadãos. CONCLUSÃO: Os 4Ps da Bioética de Intervenção, quando
usados de forma adequada, são ferramentas úteis e operacionais para justificar
possíveis soluções aos conflitos decorrentes do funcionamento do sistema de
notificação de eventos adversos nos cuidados em saúde no Brasil. Ampliar e
enriquecer os conceitos de vulnerabilidade e proteção conforme preconizado pelos
4Ps e pela DUBDH é reconhecer a vulnerabilidade de pacientes e de profissionais de
saúde para cada caso específico, posto que todos os cidadãos estão potencialmente
em risco de sofrer danos, cabendo ao Estado protegê-los. A responsabilidade com o
sistema de notificação de eventos adversos deve ser atribuída acima de tudo à Anvisa
- agência reguladora nacional, pois é a ela que cabe escrever as normas, o poder de
polícia administrativa, coordenar e gerenciar o sistema de notificação, além de
proteger os cidadãos de danos decorrentes dos avanços tecnológicos e das falhas
que ocorrem durante os cuidados em saúde. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contribuição da bioética de intervenção ao sistema de notificação de eventos adversos na assistência à saúde no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bioética de Intervenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prevenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerenciamento de riscos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionais da saúde | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazil, the reporting system for adverse events related to healthcare assistance was
established with the aim of improving the healthcare system. This system is considered
one of the pillars of risk management in healthcare services. Notifications are
confidential, and the notifying professional must be assured of the right to privacy.
OBJECTIVE: To study this reporting system, using the 4Ps of Intervention Bioethics -
prudence, precaution, prevention, and protection - and articles from the UNESCO
Universal Declaration on Bioethics and Human Rights (DUBDH) as the theoretical and
normative basis for argumentation, METHODS: The study was conducted using
qualitative research methodology, carried out in two stages: initial integrative literature
review, followed by empirical-behavioral data collection with key actors, for subsequent
discussion to gain a better understanding of the issues affecting the adverse event
notification system. The Integrative Literature Review aimed to explore studies that
address the 4Ps of Intervention Bioethics and specifically selected DUBDH articles.
The empirical phase of the study involved data collection using a questionnaire
composed of open-ended and closed-ended questions. The questionnaire responses
were analyzed following Bardin's content analysis logic with support of NVivo software
to organize de database. The research project was approved by UnB and FEPECS
human ethics committees. RESULTS: The review indicates that there is no significant
production of publications that address the proposed question for searching references
related to the categories of "vulnerability" and "protection." The responses from the
research participants highlight an emphasis placed on the references to responsibility
in reporting and health-related harm, both of which are principles directly linked to risk
management. On the other hand, little emphasis is placed on respecting autonomy and
vulnerability throughout the process of reporting adverse events. DISCUSSION: The
application of the 4Ps in an organic, sequenced, and well-founded manner appears to
be possible and appropriate for resolving conflicts related to the adverse event
notification system in Brazil. Expanding the concept of vulnerability and protection as
advocated by the 4Ps involves considering each case specifically, as well as the
various contexts of the individual and the collective. Intervention Bioethics
encompasses relevant categories for argumentation and solutions to various moral
dilemmas involving vulnerable individuals and groups, while also centrally addressing
the public responsibility of the State towards its citizens. CONCLUSIONS: The 4Ps of
Intervention Bioethics, when appropriately used, serve as valuable and practical tools
for justifying potential solutions to conflicts arising from the functioning of the adverse
event notification system in healthcare in Brazil. Expanding and enriching the concepts
of vulnerability and protection as advocated by the 4Ps and the DUBDH means
acknowledging the vulnerability of patients and healthcare professionals in each
specific case, given that all citizens are potentially at risk of experiencing harm, with
the responsibility falling on the State to safeguard them. The responsibility for the
adverse event reporting and learning system must primarily be attributed to Anvisa -
the national regulatory agency - as it is tasked with establishing regulations, the power
of administrative policing powers, coordinating and managing the notification system,
in addition to safeguarding citizens from harm stemming from technological
advancements and failures that occur during healthcare. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Bioética | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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