Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4700
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_MiltonSoaresdaSilva.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Simulação virtual como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de fenômenos científicos : uma aplicação à óptica geométrica no estudo da refração em nível de ensino médio
Autor : Silva, Milton Soares da
Orientador(es):: Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Assunto:: Física - estudo e ensino
Ensino médio
Aprendizagem
Fecha de publicación : 18-may-2010
Citación : SILVA, Milton Soares da. Simulação virtual como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de fenômenos científicos: uma aplicação à óptica geométrica no estudo da refração em nível de ensino médio. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumen : Este projeto trata do desenvolvimento e aplicação de um material instrucional interativo com o uso dos Java Applets que versam sobre o estudo da Refração. Elaborado com a intenção de promover a aprendizagem significativa em nível de ensino médio, o estudo foi realizado no segundo bimestre do ano 2008, em duas turmas do segundo ano do ensino médio, sendo uma delas o grupo experimental e a outra o grupo testemunha, no Colégio e Faculdade Santa Terezinha, em Taguatinga, Distrito Federal. Para a elaboração deste material nos fundamentamos nas bibliografias pertinentes ao tema e, especialmente, na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O material é composto de três aulas em PowerPoint e três atividades com o uso dos Java Applets. Os resultados da pesquisa mostram que o recurso utilizado conseguiu cumprir com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, proporcionando uma interação do estudante com o objeto do conhecimento através da interatividade dos mesmos com a nova metodologia de ensino, fazendo com que esse estudante fosse parte integrante do processo de aquisição do conhecimento. Como produto final dessa pesquisa, foi elaborado um material instrucional de apoio ao professor na intenção de colaborar com melhoria do ensino da Física em nível médio. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This project deals with the development and implementation of an interactive instructional material with the use of Java Applets, about the study of Refraction. Prepared with the intention of promoting meaningful learning in high school level, the study was conducted in the second term of the year 2008, in two classes of the second year of high school, being one of them the experimental group and the other, the control group, in the College and School Santa Terezinha in Taguatinga, Distrito Federal. To produce this material we based the study in bibliographies relevant to the subject and, especially, in the meaningful learning theory of David Ausubel. The material is composed of three lessons in PowerPoint, and three activities with the use of Java Applets. The survey results show that the resource used, could promote meaningful learning, providing a student interaction with the object of knowledge through their interaction with the new methodology of teaching, so that the student was an integral part of the acquisition of knowledge process. As a final product of this research, an instructional material was developed to support teachers in order to collaborate with the improvement of the Physics’ teaching in high school.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4700/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.