Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | pt_BR |
dc.contributor.author | Castellanos, Indira Arruda Pineda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CASTELLANOS, Indira Arruda Pineda. Escola classe (e/ou) comunidade de aprendizagem do Paranoá: a cartografia de uma travessia pedagógica. 2023. 150f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47053 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A consciência de que o sistema educacional no Brasil segue predominantemente
obsoleto, servindo à reprodução da ordem social hegemônica, ainda pautada numa
cultura de padronização, segregação, repetição e privação, tem dado origem a
diferentes formas de conceber o processo de escolarização e de garantir o direito à
educação de boa qualidade. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho foi
descrever o caminho percorrido pela Escola Classe Comunidade de Aprendizagem
do Paranoá, nos seus primeiros anos de vida, a fim de compreender os contextos mais
favorecedores, desafiadores e os mais potencializadores de sua prática pedagógica
vivenciada como travessia entre escola e comunidade de aprendizagem, ainda que
dentro do paradigma da rede pública de ensino no Distrito Federal. Esta pesquisa de
abordagem qualitativa, inspirada no método cartográfico, teve por fundamentação
teórica contribuições de Paulo Freire, bell hooks, Catherine Walsh e José Pacheco. O
percurso metodológico foi trilhado com os seguintes procedimentos: revisão
bibliográfica sobre o tema comunidade de aprendizagem, levantamento da produção
de materiais científicos e jornalísticos com ênfase na proposta desta escola e análise
documental de edições do seu Projeto Político Pedagógico e outras produções da
mesma, além de legislações educacionais. A coleta de dados contou ainda com os
seguintes instrumentos colaborativos de investigação: entrevistas semiestruturadas
com os interlocutores de cada segmento da comunidade e uma cartografia na
perspectiva da participação observante registrada em diário de bordo enquanto
professora/pesquisadora da escola, acionando também memórias e vivências de
outras práticas diferenciadas. Em coerência com esta perspectiva teórica, a análise
da travessia realizada por tal escola pública periférica apontou caminhos possíveis na
busca por práticas pedagógicas mais criativas, com outras dimensões de
aprendizagem integral e comprometidas com o desenvolvimento de uma educação
humanizadora, emancipatória e democrática, indicando o que vigora e o que limita
nessa caminhada coletiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Escola classe (e/ou) comunidade de aprendizagem do Paranoá : a cartografia de uma travessia pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade de aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The realization that the educational system in Brazil remains predominantly obsolete,
serving the reproduction of the hegemonic social order, still based on a culture of
standardization, segregation, repetition and deprivation, has given rise to different
ways of conceiving the schooling process and guaranteeing the right to a good quality
education. In this sense, the central aim of this work was to describe the path followed
by the Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá in its first years, in
order to understand the most favorable, challenging and empowering contexts of its
pedagogical practice experienced as a crossing between school and learning
community, although within the paradigm of the public education network in the
Federal District. This qualitative research, inspired by the cartographic method, was
based on theoretical contributions from Paulo Freire, bell hooks, Catherine Walsh and
José Pacheco. The methodological route followed the following procedures:
bibliographical review on the subject of learning communities, review of scientific and
journalistic materials with emphasis on the proposal of this school and documentary
analysis of editions of its Political Pedagogical Project and educational legislation.
Data collection included the following collaborative research tools: semi-structured
interviews with interlocutors from each segment of the community and a cartography
from the perspective of observant participation recorded in a logbook as a
teacher/researcher in the school, also triggering memories and experiences of other
differentiated practices. Consistent with this theoretical perspective, the analysis of the
journey made by this peripheral public school, pointed out possible ways in the search
for more creative pedagogical practices, with other dimensions of integral learning and
committed to the development of a humanizing, emancipatory and democratic
education, indicating what is in force and what limits this collective journey. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|