http://repositorio.unb.br/handle/10482/47053
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
IndiraArrudaPinedaCastellanos_DISSERT.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Escola classe (e/ou) comunidade de aprendizagem do Paranoá : a cartografia de uma travessia pedagógica |
Autor(es): | Castellanos, Indira Arruda Pineda |
Orientador(es): | Silva, Ana Tereza Reis da |
Assunto: | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Práticas pedagógicas Comunidade de aprendizagem |
Data de publicação: | 20-Dez-2023 |
Data de defesa: | 28-Jul-2023 |
Referência: | CASTELLANOS, Indira Arruda Pineda. Escola classe (e/ou) comunidade de aprendizagem do Paranoá: a cartografia de uma travessia pedagógica. 2023. 150f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A consciência de que o sistema educacional no Brasil segue predominantemente obsoleto, servindo à reprodução da ordem social hegemônica, ainda pautada numa cultura de padronização, segregação, repetição e privação, tem dado origem a diferentes formas de conceber o processo de escolarização e de garantir o direito à educação de boa qualidade. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho foi descrever o caminho percorrido pela Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá, nos seus primeiros anos de vida, a fim de compreender os contextos mais favorecedores, desafiadores e os mais potencializadores de sua prática pedagógica vivenciada como travessia entre escola e comunidade de aprendizagem, ainda que dentro do paradigma da rede pública de ensino no Distrito Federal. Esta pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada no método cartográfico, teve por fundamentação teórica contribuições de Paulo Freire, bell hooks, Catherine Walsh e José Pacheco. O percurso metodológico foi trilhado com os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica sobre o tema comunidade de aprendizagem, levantamento da produção de materiais científicos e jornalísticos com ênfase na proposta desta escola e análise documental de edições do seu Projeto Político Pedagógico e outras produções da mesma, além de legislações educacionais. A coleta de dados contou ainda com os seguintes instrumentos colaborativos de investigação: entrevistas semiestruturadas com os interlocutores de cada segmento da comunidade e uma cartografia na perspectiva da participação observante registrada em diário de bordo enquanto professora/pesquisadora da escola, acionando também memórias e vivências de outras práticas diferenciadas. Em coerência com esta perspectiva teórica, a análise da travessia realizada por tal escola pública periférica apontou caminhos possíveis na busca por práticas pedagógicas mais criativas, com outras dimensões de aprendizagem integral e comprometidas com o desenvolvimento de uma educação humanizadora, emancipatória e democrática, indicando o que vigora e o que limita nessa caminhada coletiva. |
Abstract: | The realization that the educational system in Brazil remains predominantly obsolete, serving the reproduction of the hegemonic social order, still based on a culture of standardization, segregation, repetition and deprivation, has given rise to different ways of conceiving the schooling process and guaranteeing the right to a good quality education. In this sense, the central aim of this work was to describe the path followed by the Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá in its first years, in order to understand the most favorable, challenging and empowering contexts of its pedagogical practice experienced as a crossing between school and learning community, although within the paradigm of the public education network in the Federal District. This qualitative research, inspired by the cartographic method, was based on theoretical contributions from Paulo Freire, bell hooks, Catherine Walsh and José Pacheco. The methodological route followed the following procedures: bibliographical review on the subject of learning communities, review of scientific and journalistic materials with emphasis on the proposal of this school and documentary analysis of editions of its Political Pedagogical Project and educational legislation. Data collection included the following collaborative research tools: semi-structured interviews with interlocutors from each segment of the community and a cartography from the perspective of observant participation recorded in a logbook as a teacher/researcher in the school, also triggering memories and experiences of other differentiated practices. Consistent with this theoretical perspective, the analysis of the journey made by this peripheral public school, pointed out possible ways in the search for more creative pedagogical practices, with other dimensions of integral learning and committed to the development of a humanizing, emancipatory and democratic education, indicating what is in force and what limits this collective journey. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.