Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Caroline Freitas de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T20:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Caroline Freitas de. As crianças da educação precoce na pré-escola: a perspectiva das professoras. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47056 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Precoce oferecida pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal, SEEDF, é um serviço, destinado a crianças de 0 a 3 anos que apresentam
alguma peculiaridade no processo de desenvolvimento. Geralmente a Educação
Precoce é oferecida ao bebê partir do encaminhamento médico por causa de
alguma doença, síndrome, comportamento diferenciado, grande período de
hospitalização, prematuridade, entre outras possibilidades, ou à criança pequena a
partir de novos diagnósticos ou suspeitas de atrasos no desenvolvimento. Quando
as crianças concluem sua permanência na Educação Precoce, podem ingressar na
pré-escola na própria SEEDF. A inserção dessa criança no mundo escolar
aconteceu praticamente desde seu nascimento visto que a Educação Precoce não é
uma terapia, mas uma intervenção educacional ofertada por professores. Essa
familiaridade com o contexto escolar é vista pelo programa como um facilitador
desse processo de transição das crianças. E os professores da Educação Infantil,
como as recebem? Como são vistas as crianças que, ao ingressar na Pré-escola, já
possuem uma característica: ―da precoce‖ ou ―passou pela precoce‖. As crianças
recebem esses adjetivos e buscamos entender aqui que implicações elas têm sobre
o professor. É o objetivo principal deste trabalho a compreensão das produções
subjetivas de um grupo de professores participantes diretamente desse processo: os
professores da fase inicial da pré-escola que recebem crianças vindas da Educação
Precoce. A Teoria da Subjetividade, por meio da Epistemologia Qualitativa, foi a
forma encontrada para o estudo do processo de transição da criança da Educação
Precoce para a pré-escola na perspectiva das produções subjetivas dos professores
que as recebem. Esse estudo indica que a apenas a documentação enviada via
SEEDF para a Pré-escola estudada, os Jardins de Infância, não são suficientes para
que os professores compreendam a criança e suas especificidades. Da forma como
acontece atualmente há uma dependência dos professores buscarem tais
informações e pormenores da família ou da Precoce e não uma forma
institucionalizada eficaz. Com base na subjetividade das professoras e demais
informações destas e das equipes do Jardim de Infância e da Precoce, são
realizadas ainda reflexões sobre as práticas institucionalmente adotadas em busca
de uma transição com qualidade tanto para as crianças quanto para os profissionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As crianças da educação precoce na pré-escola : a perspectiva das professoras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação precoce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Precocious Education offered by the State Department of Education of the Federal
District, SEEDF, is a service aimed at children from 0 to 3 years old who have some
peculiarity in the development process. Generally, Precocious Education is offered to
the baby after medical referral due to some disease, syndrome, different behavior,
long hospitalization period, prematurity, among other possibilities, or to the young
child based on new diagnoses or suspected developmental delays. When children
complete their stay at Precocious Education, they can enter preschool at SEEDF
itself. The insertion of this child in the school world happened practically from birth,
since Precocious Education is not a therapy, but an educational intervention offered
by teachers. This familiarity with the school context is seen by the program as a
facilitator of this transition process for children. And the kindergarten teachers, how
do they receive them? How are children seen who, when entering Pre-school,
already have a characteristic: ―from precocious‖ or ―went through precocious‖.
Children receive these adjectives and we seek to understand here what implications
they have on the teacher. The main objective of this work is to understand the
subjective productions of a group of teachers who participate directly in this process:
teachers in the initial phase of preschool who receive children from Early Education.
The Theory of Subjectivity, through Qualitative Epistemology, was the way found to
study the transition process of children from Precocious Education to Pre-school in
the perspective of the subjective productions of the teachers who receive them. This
study indicates that just the documentation sent via SEEDF to the Pre-school
studied, the Kindergartens, is not enough for teachers to understand the child and its
specificities. As it currently happens, there is a dependence on teachers to seek such
information and details from the family or Precocious Education and not an effective
institutionalized way. Based on the subjectivity of the teachers and other information
from them and from the Kindergarten and Precocious Education teams, reflections
are also made on institutionally adopted practices in search of a quality transition for
both children and professionals. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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