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SandraReginaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sandra Regina de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T18:00:01Z-
dc.date.available2023-12-21T18:00:01Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-04-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Sandra Regina de Souza. A subjetividade social que constitui a atuação do pedagogo na escola. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47072-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa parte de pressupostos teóricos-epistemológicos que entendem que a interlocução Psicologia-Pedagogia no ambiente escolar e a patologização da dificuldade de aprendizagem são aspectos que colaboram para uma maior demanda de estudantes com queixas escolares a serviços de apoio como o prestado por pedagogos da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA, na SEEDF. Essa alta demanda está ligada muitas vezes a paradigmas hegemônicos que consideram na aprendizagem apenas os aspectos cognitivos e que desconsideram a heterogeneidade do espaço educativo. Na escola, a ampliação do entendimento dos aspectos subjetivos que participam da aprendizagem fundamentado nos estudos da Teoria da Subjetividade numa perspectiva cultural-histórica elaborada por González Rey representa uma outra possibilidade para a atuação do pedagogo. Resistências a modificações pedagógicas ou o compromisso coletivo podem ser observados. Tendo como objetivo central a compreensão de como a subjetividade social de uma escola pública do Distrito Federal se expressa nas ações desempenhadas pelos pedagogos da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem - EEAA, esse estudo busca como objetivos específicos: a) Elaborar levantamento de estudos sobre a temática das dificuldades de aprendizagem e subjetividade; b) Refletir sobre processos de subjetividade social que estão presentes na escola; c) Discutir a atuação da EEAA na SEEDF analisando a Orientação Pedagógica que normatiza esse serviço; d) Elaborar teoricamente sobre a organização do trabalho pedagógico da escola apontando as discussões que repercutem na identificação da queixa escolar e no encaminhamento de estudantes para a EEAA; Para tanto, o estudo fundamentado na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa formulada por González Rey para o estudo da Subjetividade, foi essencial para explicitar a configuração da Subjetividade Social da escola estudada e seu impacto no trabalho das pedagogas da EEAA. O entendimento dessa lógica configuracional, deu visibilidade a sentidos subjetivos gerados/produzidos no cotidiano escolar desde aqueles que emergiram a partir de momentos institucionalizados como também aqueles subjetivados a partir das relações com os outros profissionais e com a prática bem como as repercussões na aprendizagem dos estudantes. Para os pedagogos, o conhecimento da Subjetividade Social da escola, apresentou-se como uma nova alternativa de atuação, evidenciando a necessidade de seu protagonismo para a organização do trabalho pedagógico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA subjetividade social que constitui a atuação do pedagogo na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividade socialpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - atuação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEquipe especializada de apoio à aprendizagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is based on theoretical and epistemological assumptions that understand that the interlocution Psychology-Pedagogy in the school environment and the pathologization of the learning difficulty are aspects that contribute to a greater demand of students with school complaints to support services such as the one provided by pedagogues of the Specialized Learning Support Team - EEAA, in SEEDF. This high demand is often linked to hegemonic paradigms that consider in learning only the cognitive aspects and that disregard the heterogeneity of the educational space. At school, the expansion of the understanding of the subjective aspects that participate in learning based on the studies of the Subjectivity Theory from a cultural-historical perspective elaborated by González Rey represents another possibility for the pedagogue's performance. Resistance to pedagogical changes or collective commitment can be observed. The main objective of this study is to understand how the social subjectivity of a public school in the Federal District is expressed in the actions performed by the pedagogues of the Specialized Learning Support Team (EEAA): a) Elaborate survey of studies on the theme of learning difficulties and subjectivity; b) Reflect on processes of social subjectivity that are present in school; c) Discuss the performance of EEAA in SEEDF analyzing the Pedagogical Guidance that regulates this service; d) Elaborate theoretically on the organization of the pedagogical work of the school pointing out the discussions that have repercussions in the identification of school complaint and in the referral of students to EEAA; For this, the study based on the Qualitative Epistemology and the Constructive-Interpretative Methodology formulated by González Rey for the study of Subjectivity, was essential to explain the configuration of the Social Subjectivity of the school studied and its impact on the work of the pedagogues of the EEAA. The understanding of this configuration logic gave visibility to subjective meanings generated/produced in daily school life, from those that emerged from institutionalized moments to those subjectivized from relationships with other professionals and with the practice, as well as the repercussions on student learning. For the pedagogues, the knowledge of the Social Subjectivity of the school presented itself as a new alternative for action, highlighting the need for their protagonism in the organization of pedagogical work.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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