Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Regina de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sandra Regina de Souza. A subjetividade social que constitui a atuação do pedagogo na escola. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47072 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa parte de pressupostos teóricos-epistemológicos que entendem que a
interlocução Psicologia-Pedagogia no ambiente escolar e a patologização da dificuldade
de aprendizagem são aspectos que colaboram para uma maior demanda de estudantes
com queixas escolares a serviços de apoio como o prestado por pedagogos da Equipe
Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA, na SEEDF. Essa alta demanda está
ligada muitas vezes a paradigmas hegemônicos que consideram na aprendizagem apenas
os aspectos cognitivos e que desconsideram a heterogeneidade do espaço educativo. Na
escola, a ampliação do entendimento dos aspectos subjetivos que participam da
aprendizagem fundamentado nos estudos da Teoria da Subjetividade numa perspectiva
cultural-histórica elaborada por González Rey representa uma outra possibilidade para a
atuação do pedagogo. Resistências a modificações pedagógicas ou o compromisso
coletivo podem ser observados. Tendo como objetivo central a compreensão de como a
subjetividade social de uma escola pública do Distrito Federal se expressa nas ações
desempenhadas pelos pedagogos da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem -
EEAA, esse estudo busca como objetivos específicos: a) Elaborar levantamento de
estudos sobre a temática das dificuldades de aprendizagem e subjetividade; b) Refletir
sobre processos de subjetividade social que estão presentes na escola; c) Discutir a
atuação da EEAA na SEEDF analisando a Orientação Pedagógica que normatiza esse
serviço; d) Elaborar teoricamente sobre a organização do trabalho pedagógico da escola
apontando as discussões que repercutem na identificação da queixa escolar e no
encaminhamento de estudantes para a EEAA; Para tanto, o estudo fundamentado na
Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa formulada por
González Rey para o estudo da Subjetividade, foi essencial para explicitar a configuração
da Subjetividade Social da escola estudada e seu impacto no trabalho das pedagogas da
EEAA. O entendimento dessa lógica configuracional, deu visibilidade a sentidos
subjetivos gerados/produzidos no cotidiano escolar desde aqueles que emergiram a partir
de momentos institucionalizados como também aqueles subjetivados a partir das relações
com os outros profissionais e com a prática bem como as repercussões na aprendizagem
dos estudantes. Para os pedagogos, o conhecimento da Subjetividade Social da escola,
apresentou-se como uma nova alternativa de atuação, evidenciando a necessidade de seu
protagonismo para a organização do trabalho pedagógico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A subjetividade social que constitui a atuação do pedagogo na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - atuação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipe especializada de apoio à aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is based on theoretical and epistemological assumptions that understand
that the interlocution Psychology-Pedagogy in the school environment and the
pathologization of the learning difficulty are aspects that contribute to a greater demand
of students with school complaints to support services such as the one provided by
pedagogues of the Specialized Learning Support Team - EEAA, in SEEDF. This high
demand is often linked to hegemonic paradigms that consider in learning only the
cognitive aspects and that disregard the heterogeneity of the educational space. At school,
the expansion of the understanding of the subjective aspects that participate in learning
based on the studies of the Subjectivity Theory from a cultural-historical perspective
elaborated by González Rey represents another possibility for the pedagogue's
performance. Resistance to pedagogical changes or collective commitment can be
observed. The main objective of this study is to understand how the social subjectivity of
a public school in the Federal District is expressed in the actions performed by the
pedagogues of the Specialized Learning Support Team (EEAA): a) Elaborate survey of
studies on the theme of learning difficulties and subjectivity; b) Reflect on processes of
social subjectivity that are present in school; c) Discuss the performance of EEAA in
SEEDF analyzing the Pedagogical Guidance that regulates this service; d) Elaborate
theoretically on the organization of the pedagogical work of the school pointing out the
discussions that have repercussions in the identification of school complaint and in the
referral of students to EEAA; For this, the study based on the Qualitative Epistemology
and the Constructive-Interpretative Methodology formulated by González Rey for the
study of Subjectivity, was essential to explain the configuration of the Social Subjectivity
of the school studied and its impact on the work of the pedagogues of the EEAA. The
understanding of this configuration logic gave visibility to subjective meanings
generated/produced in daily school life, from those that emerged from institutionalized
moments to those subjectivized from relationships with other professionals and with the
practice, as well as the repercussions on student learning. For the pedagogues, the
knowledge of the Social Subjectivity of the school presented itself as a new alternative
for action, highlighting the need for their protagonism in the organization of pedagogical
work. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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