Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47077
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AlessandraBatistaDeOliveira_TESE.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sentidos do trabalho docente para os professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Alessandra Batista de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Trabalho docente
Professores - percepção
Data de publicação: 21-Dez-2023
Referência: OLIVEIRA, Alessandra Batista de. Sentidos do trabalho docente para os professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 199f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pesquisa objetiva compreender quais os significados e sentidos do trabalho docente para os professores do ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal, tendo como pano de fundo o contexto da agenda de reconfiguração e reformas dessa etapa da educação básica. Para nos aproximarmos dos sentidos do trabalho docente constituídos pelo professor do ensino médio, assumimos como objetivos específicos: identificar os estudos sobre o ensino médio e o trabalho docente; contextualizar o ensino médio no Brasil, em busca de compreender os elementos sociais, históricos, políticos e econômicos fundantes na constituição dos sentidos e significados dessa etapa da educação básica; e analisar os significados e sentidos do trabalho docente para os professores das escolas públicas do Distrito Federal. Diante disso, este estudo tem como fundamento teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, pois partindo da intencionalidade de apreensão das múltiplas determinantes que constituem o trabalho docente, entendemos este como uma categoria fundante da constituição do ser professor enquanto parte da sociabilidade humana. Nesse sentido, no primeiro momento da pesquisa, realizamos a construção do estado do conhecimento a partir de uma revisão bibliográfica com centralidade em três eixos de análise: trabalho docente, ensino médio e sentidos. Dessa forma, apresentamos um diálogo crítico e articulado com as pesquisas encontradas, a fim de identificar potencialidades e limitações sobre a temática, bem como ampliar e fortalecer o debate sobre o fenômeno analisado. No segundo momento, situamos o ensino médio no Brasil ao apresentarmos elementos do contexto social, histórico, político e econômico assim como perspectivas de formação para essa etapa da educação básica, com ênfase em alguns pressupostos que norteiam a Base Nacional Comum Currícular-BNCC e a atual reforma do ensino médio. Discutimos como essas políticas educacionais podem ressignificar o trabalho dos professores nessa etapa de ensino, e evidenciamos que a reforma do ensino médio não tem uma preocupação com a formação humana integral que possibilite aos jovens uma apropriação dos conhecimentos construídos historicamente e que os conduza a uma compreensão e transformação da realidade. Contrariamente há uma supervalorização dos conhecimentos técnico-tácitos que capacitam esses jovens a realizar com competência e habilidade alguma atividade no sistema produtivo. Esses pressupostos estão carregados de significados, sentidos e intencionalidades que reverberam sobre o trabalho docente de forma significativa. Por último, analisamos os significados e os sentidos que foram desvelados por meio do questionário e da análise das entrevistas realizadas com professoras e professores. Partimos da premissa de que os relatos das experiências de vida e do trabalho dos professores, que são sujeitos históricos, permitem a construção e desconstrução de conceitos e práticas pedagógicas, num movimento dialético e contraditório. Portanto, defendemos a tese de que os significados e sentidos do trabalho docente perpassam por mediações do processo sócio-histórico e econômico da constituição do ensino médio no Brasil e da agenda de reconfiguração do trabalho e de reformas dessa etapa, conflitantes com a realidade vivenciada no cotidiano escolar. Logo, apontamos sentidos contraditórios imersos no trabalho docente, que são expressos em pares dialéticos: reconhecimento/negação; valorização/desvalorização; resistência/desistência; estranhamento/esvaziamento da função docente e da própria função do ensino médio. Tais elementos realçam a contradição do movimento histórico do ser e fazer docente no ensino médio e a necessidade do fortalecimento da formação inicial/continuada como possibilidade de construção coletiva de um reconhecer-se professor e trabalhador docente.
Abstract: The research aims to understand the meanings and meanings of teaching work for high school teachers in public schools in the Federal District, against the background of the agenda for reconfiguration and reforms of this stage of basic education. In order to approach the meanings of teaching work constituted by high school teachers, we assume the following specific objectives: to identify studies on high school and teaching work; contextualize secondary education in Brazil, seeking to understand the fundamental social, historical, political and economic elements in the constitution of the senses and meanings of this stage of basic education; and to analyze the meanings and meanings of teaching work for public school teachers in the Federal District. Therefore, this study has historical and dialectical materialism as its theoretical-methodological basis, since starting from the intentionality of apprehending the multiple determinants that constitute teaching work, we understand this as a founding category of the constitution of being a teacher as part of human sociability. In this sense, in the first moment of the research, we carried out the construction of the state of knowledge from a bibliographical review with centrality in three axes of analysis: teaching work, secondary education and meanings. In this way, we present a critical and articulated dialogue with the research found, in order to identify potentialities and limitations on the subject, as well as to expand and strengthen the debate on the analyzed phenomenon. In the second moment, we place secondary education in Brazil by presenting elements of the social, historical, political, and economic context, as well as perspectives of formation for this stage of basic education, with emphasis on some assumptions that guide the Base Nacional Comum Currícular-BNCC and the current high school reform. We discuss how these educational policies can give a new meaning to the work of teachers in this stage of teaching, and we show that the reform of secondary education is not concerned with the integral human formation that allows young people to appropriate historically constructed knowledge and that leads them to an understanding and transformation of reality. On the contrary, there is an overvaluation of the technical-tacit knowledge that enables these young people to carry out some activity in the productive system with competence and skill. These assumptions are loaded with meanings, senses and intentions that reverberate on the teaching work in a significant way. Finally, we analyzed the meanings that were unveiled through the questionnaire and the analysis of interviews with teachers. We start from the premise that the reports of the life and work experiences of teachers, who are historical subjects, allow the construction and deconstruction of pedagogical concepts and practices, in a dialectical and contradictory movement. Therefore, we defend the thesis that the meanings and senses of teaching work permeate through mediations of the socio-historical and economic process of the constitution of secondary education in Brazil and the agenda of reconfiguration of work and reforms of this stage, conflicting with the reality experienced in school every day. Therefore, we point out contradictory meanings immersed in teaching work, which are expressed in dialectical pairs: recognition/denial; valuation/devaluation; resistance/withdrawal; estrangement/emptying of the teaching function and the function of secondary education itself. Such elements highlight the contradiction of the historical movement of being and doing teaching in high school and the need to strengthen initial/continued training as a possibility of collective construction of recognizing oneself as a teacher and teaching worker.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.