http://repositorio.unb.br/handle/10482/47080
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
CamilaCostaDeOliveiraTeixeiraAlvares_TESE.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Uso dos resultados do ENADE nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Autor : | Alvares, Camila Costa de Oliveira Teixeira |
Orientador(es):: | Sousa, José Vieira de |
Assunto:: | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil) Cursos de licenciatura |
Fecha de publicación : | 21-dic-2023 |
Data de defesa:: | 24-mar-2023 |
Citación : | ALVARES, Camila Costa de Oliveira Teixeira. Uso dos resultados do ENADE nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 2023. 342 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa, sistematizada em uma tese, insere-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (POGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), abordando a temática Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), como um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Na dinâmica assumida pelo Sinaes, o Enade tem passado a ser o componente mais conhecido no processo de avaliação da educação superior, assumindo papel central no governo, na mídia e na sociedade civil. Do ponto de vista da legislação, o exame integra-se à uma concepção de avaliação formativa, à luz do que defende o Sinaes para avaliação da educação superior e, articulado aos outros componentes avaliativos, convergindo para a configuração dessa política na perspectiva de sua totalidade. Contudo, na prática, verifica-se que o exame tem servido à regulação, ao controle e à promoção de rankings. Partindo de tais pressupostos e diante do contexto maior em que se insere essa temática, a pesquisa teve como objetivo investigar como o uso dos resultados do conceito Enade de 2014, 2017 e 2020 tem repercutido na gestão acadêmica dos cursos de licenciatura em História, Matemática e Música, do campus Goiânia, e Química, do campus Anápolis, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG). Como justificativa, a pesquisa se legitima pela necessidade de analisar como vem se comportando a política do Sinaes na instituição pesquisada e em que direção e de que maneira vem repercutindo o uso dos resultados do Enade, considerando que, no âmbito do Sinaes, tem se observado a subsunção da avaliação pela regulação, fato que resulta na priorização dos instrumentos avaliativos para fins burocráticos em detrimento da reflexão para melhorias. A metodologia apoiou-se na abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo exploratória, valendo-se da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com representantes da Reitora, Pró-Reitora de Ensino, Procuradoria Educacional Institucional (PEI), chefia de departamento de áreas acadêmicas, além dos coordenadores dos cursos História, Matemática, Música e Química e um membro de cada Núcleo Docente Estruturante (NDE) desses cursos. Com base no método materialista histórico-dialético foi possível compreender a realidade do uso dos resultados do Enade no IFG em sua totalidade e na relação desta com as partes. Apoiando-se nas categorias metodológicas totalidade, mediação, contradição e nas categorias empíricas avaliação, regulação, economia do conhecimento, gestão acadêmica, qualidade, aperfeiçoamento e fragilidades foi possível constatar que, cada vez mais, a educação superior tem sido influenciada pela supremacia dos princípios econômicos. Em consonância a esse fato, a regulação e a accountability passaram a assumir a centralidade do sistema avaliação, logo, o Enade vem assumindo um papel mercadológico estabelecido pelos impactos do mundo do capital, contrariando a concepção inicial do Sinaes que propunha uma avaliação formativa e integrada aos outros pilares desse sistema. O estudo revelou que ainda não há ações sistemáticas adotadas pela gestão acadêmica dos cursos de formação de professores do IFG, em decorrência dos resultados do Enade. Constatou-se uma negação da comunidade acadêmica em relação aos resultados do exame como ferramenta para ações de planejamento e de gestão. Além disso, não o reconhece como instrumento de melhoria da qualidade da educação superior. Concluiu-se, também, que os participantes da pesquisa revelaram incipiente conhecimento sobre os instrumentos que compõe o exame, que podem explicitar a realidade do curso, ajudar no saneamento de problemas e promover o aperfeiçoamento dos processos. |
Abstract: | This research, systematized in a thesis, is part of the Public Policies and Education Management Research Line (POGE) of the Postgraduate Program in Education at the University of Brasilia (UnB), addressing the theme of the National Student Performance Exam (Enade), as one of the components of the National System for Higher Education Evaluation (Sinaes). In the dynamics assumed by Sinaes, Enade became the best known component in the process of evaluation of higher education, assuming a central role in the government, in the media and in civil society. From the point of view of the legislation, the exam integrates a conception of formative evaluation, in the light of what Sinaes defends for the evaluation of higher education and, articulated to the other evaluative components, converging to the configuration of this policy in the perspective of its totality. However, in practice, it is verified that the exam has served to regulate, control, and promotion of rankings. Based on such assumptions and facing the larger context in which this issue is inserted, the research aimed to investigate how the use of the Enade concept results from the 2014, 2017 and 2020 evaluation cycles has impacted the academic management of the undergraduate degree courses in History, Mathematics and Music, from the Goiânia campus, and Chemistry, from the Anápolis campus, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG). The research is justified by the need to analyze how the Sinaes policy has been behaving in the researched institution and in what direction and in what way the use of the Enade results has been influencing, considering that, within the scope of Sinaes, the subsumption of evaluation by regulation has been observed, a fact which results in the prioritization of evaluation instruments for bureaucratic purposes instead of reflection for improvements. The methodology was based on the qualitative approach in an exploratory research, making use of document analysis and semi-structured interviews with representatives of the Dean, Dean of Teaching, Institutional Educational Attorney (PEI), head of the department of academic areas, as well as the coordinators of the History, Mathematics, Music, and Chemistry courses and a member of each Structured Teaching Nucleus (NDE) of these courses. Based on the historical-dialectical materialist method, it was possible to understand the reality of the use of the Enade results in IFG in its totality and in its relation with the parts. Based on the methodological categories totality, mediation, contradiction, and on the empirical categories evaluation, regulation, knowledge economy, academic management, quality, improvement, and weaknesses, it was possible to verify that higher education has been increasingly influenced by the supremacy of economic principles. In consonance with this fact, regulation and accountability have come to assume the centrality of the evaluation system, therefore, Enade has been assuming a mercadological role established by the impacts of the world of capital, contrary to the initial conception of Sinaes, which proposed a formative evaluation integrated to the other pillars of this system. The study revealed that there are still no systematic actions adopted by the academic management of the teacher education courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG), as a result of the Enade results. The academic community denies the exam results as a tool for planning and management actions. Besides, they do not recognize it as an instrument to improve the quality of higher education. It was also concluded that the participants of the research revealed incipient knowledge about the instruments that make up the exam, which can explain the reality of the course, help in the sanitation of problems and promote the improvement of the processes. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.