Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Versuti, Andrea Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Ericka Fernandes Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Ericka Fernandes Vieira. Otakus e Kpoppers: cartografando jovens escritores em fandoms. 2023. 171 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47083 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta cartografia integra a linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação do Programa
de Pós-Graduação em Educação e teve o objetivo de investigar processos de criação literária de
jovens que se tornam escritores durante a convivência em comunidades digitais de fãs
(fandoms), conhecidos entre eles como otakus, admiradores de conteúdos culturais advindos do
Japão, e kpoppers ou kapopeiros, apreciadores da cultura do entretenimento da Coreia do Sul
denominada k-pop. Fui tocada pelo modelo de produção desse tipo de histórias por conter
recursos multimodais de linguagem que extrapolam o texto escrito tradicional e ainda
preponderante nas escolas brasileiras, assim como me chamou atenção o crescimento da
circulação de conteúdo cultural produzido no extremo oriente, especialmente desdobrados em
ficções de fãs (fanfics), histórias elaboradas a partir de uma obra original. Defendi que esses
processos de criatividade são porteiras abertas para a curiosidade e o inusitado, fatores que
compelem à busca por mais conhecimentos e, no campo da educação, possíveis mesmo de
romper com concepções que percebem o jovem como um vir a ser adulto, para as quais não
cabe o trabalho pedagógico com a fantasia durante a aprendizagem da juventude. Entre os
resultados encontrados, foi possível detectar que as fabulações são criadas principalmente como
táticas para a ampliação de relações pessoais e de ajuda mútua, sendo incomum encontrar
registros de conflitos e desavenças nas interações pesquisadas, posturas corriqueiras que vão
modelando um outro tipo de convivência e de ética coletiva, com potência para, quem sabe,
repercutir na vida fora dos fandoms. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Otakus e Kpoppers : cartografando jovens escritores em fandoms | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura oriental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita criativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção literária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This cartography is part of the Education, Technology and Communication research line of the
Graduate Program in Education and aimed to investigate processes of literary creation of young
people who become writers during their participation in digital fan communities (fandoms),
known amongst them as otakus, admirers of Japan’s cultural contents, and kpoppers,
appreciators of South Korea’s entertainment culture, called k-pop. I was intrigued by the
production model of this type of stories because it contains multimodal language resources that
go beyond the traditional written text still predominant in Brazilian schools. Additionally, my
attention was also caught by the increasing circulation of cultural content produced in the Far
East, especially fan fiction (fanfics), which are stories based upon original works. I argued that
these creativity processes serve as gateways to curiosity and the unexpected, compelling
individuals to seek further knowledge and, in the field of education, even challenging notions
that perceive young people as individuals in transition to adulthood, for whom a pedagogical
engagement through fantasy would not be fitted. Among the findings, it was possible to infer
that these fictional narratives primarily serve as tactics for fostering personal and mutual
support relationships, being uncommon to encounter instances of conflict or discord in the
examined interactions, ordinary practices that shape a different form of social coexistence and
collective ethics. These dynamics hold the potential to, possibly, extend their influence on life
outside the fandoms. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|