Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Jane Cristina da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Jane Cristina da Silva. Avaliação institucional externa e diversidade institucional no campo da educação superior no Distrito Federal. 2023. 347 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47091 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese trata da avaliação institucional realizada no âmbito do Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e teve o objetivo de analisar de que forma a avaliaçao
institucional externa tem considerado a diversidade institucional do campo da educação
superior, a partir de processsos regulatórios de credenciamento e recredenciamento de
instituições públicas e privadas, selecionadas para a pesquisa. O respeito à identidade e à
diversidade de instituições é um princípio estabelecido na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004
(BRASIL, 2004a), em reconhecimento à enorme heterogeneidade do sistema federal de ensino
e das instituições que o compõem. A tese defendida neste trabalho foi que a adoção de
procedimentos burocráticos e de regulação tem dificultado que a avaliação institucional externa
seja capaz de traduzir a diversidade institucional, conferindo um caráter homogeneizador à
avaliação subjacente ao Sinaes e contrariando o princípio do respeito à identidade e diversidade
das instituições. O estudo buscou compreender a relação entre avaliaçao e diversidade
institucional, considerando a articulação entre avaliação, regulação e qualidade estabelecidas
pelo Sinaes, a partir das contradições e mediações que se materializam na implementaçao da
política pública pelo Estado. Adotou-se a abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo
exploratória. Para a coleta dos dados, foram utilizadas a análise documental e entrevistas
semiestruturadas com: reitores e diretores de 11 instituições de educaçao superior, sendo três
públicas e oito pertencentes ao setor privado do Distrito Federal; e quatro representantes de
órgãos de Estado. O materialismo histórico-dialético foi escolhido como método de pesquisa e
permitiu compreender a realidade a partir das categorias analíticas totalidade, contradição e
mediação. Foram adotadas, ainda, as categorias empíricas: (i) avaliação e regulação da
educação superior; (ii) avaliação institucional externa e diversidade institucional, e (iii)
heterogeneidade da educação superior e economia do conhecimento. A pesquisa constatou que
a avaliação institucional externa tem procedido de forma a homogeneizar as instituições de
educação superior (IES), adotando instrumentos e práticas avaliativas que limitam a percepção
da diversidade institucional, desconsiderando, portanto, as características e identidades
institucionais. Por outro lado, a regulação diferencia as IES, flexibilizando normas e
estabelecendo padrão regulatório de acordo com o desempenho obtido nas avaliações. Apesar
das críticas ao caráter burocrático e regulatório da avaliação institucional externa, identificouse sua contribuição para a melhoria da qualidade e o desenvolvimento institucional,
principalmente, quando articulada à avaliação interna. A contradição se torna perceptível
quando se considera que o Sinaes foi concebido como uma avaliação formativa e emancipadora
que tem se materializado como controle e regulação, desconsiderando-se a diversidade
institucional e as diferentes configurações que as IES assumem no sistema federal de ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação institucional externa e diversidade institucional no campo da educação superior no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional externa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis concerns with the institutional evaluation carried out in the scope of the National
System for the Evaluation of Higher Education (Sinaes) and aimed to analyze how the external
institutional evaluation has considered the institutional diversity in the field of higher education,
based on regulatory processes of accreditation and re-accreditation of public and private
institutions selected for the research. Respect for the identity and diversity of institutions is a
principle established by Law n. 10.861/2004 (BRASIL, 2004a), in recognition of the enormous
heterogeneity of the federal education system and the institutions that compose it. The thesis
defended in this work was that the adoption of bureaucratic and regulatory procedures has made
it difficult to express the institutional diversity by the external institutional evaluation, giving a
homogenizing character to the evaluation underlying Sinaes and going against the principle of
respect for identity and diversity of institutions. The study sought to understand the relationship
between evaluation and institutional diversity, considering the articulation between evaluation,
regulation, and quality established by Sinaes, based on the contradictions and mediations that
materialize in the implementation of public policy by the State. The qualitative approach was
adopted in an exploratory research. For data collection, document analysis and semi-structured
interviews were used with: rectors and directors of eleven (11) higher education institutions,
three (3) belonging to the public subfield, and (8) belonging to the private subfield of the
Federal District; and 4 (four) representatives of State agencies. Dialectical historical
materialism was chosen as a research method and allowed understanding reality from the
analytical categories totality, contradiction and mediation. The a priori empirical categories
were also adopted (i) evaluation and regulation of higher education; (ii) external institutional
evaluation and institutional diversity and (iii) heterogeneity of higher education and knowledge
economy. The work with the method's categories and the empirical categories made it possible
to verify that the external institutional evaluation has proceeded in such a way as to homogenize
the IES, adopting evaluation instruments and practices that limit the perception of institutional
diversity, disregarding, therefore, the institutional characteristics and identities. On the other
hand, the regulation differentiates the IES, setting norms and establishing a regulatory standard
according to the performance obtained in the evaluations. Despite the criticism to the
bureaucratic and regulatory character of the external institutional evaluation, its contribution to
the improvement of quality and institutional development was identified, especially when
articulated to the internal evaluation. The contradiction becomes noticeable when one considers
that Sinaes was conceived as a formative and emancipating assessment that has materialized as
control and regulation, disregarding institutional diversity and the different configurations that
IES assume in the Federal education system. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|