http://repositorio.unb.br/handle/10482/47091
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
JaneCristinaDaSilvaPinto_TESE.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Avaliação institucional externa e diversidade institucional no campo da educação superior no Distrito Federal |
Authors: | Pinto, Jane Cristina da Silva |
Orientador(es):: | Sousa, José Vieira de |
Assunto:: | Educação superior - avaliação Educação superior - Distrito Federal (Brasil) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Avaliação institucional externa |
Issue Date: | 26-Dec-2023 |
Data de defesa:: | 22-Jun-2023 |
Citation: | PINTO, Jane Cristina da Silva. Avaliação institucional externa e diversidade institucional no campo da educação superior no Distrito Federal. 2023. 347 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | A presente tese trata da avaliação institucional realizada no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e teve o objetivo de analisar de que forma a avaliaçao institucional externa tem considerado a diversidade institucional do campo da educação superior, a partir de processsos regulatórios de credenciamento e recredenciamento de instituições públicas e privadas, selecionadas para a pesquisa. O respeito à identidade e à diversidade de instituições é um princípio estabelecido na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004a), em reconhecimento à enorme heterogeneidade do sistema federal de ensino e das instituições que o compõem. A tese defendida neste trabalho foi que a adoção de procedimentos burocráticos e de regulação tem dificultado que a avaliação institucional externa seja capaz de traduzir a diversidade institucional, conferindo um caráter homogeneizador à avaliação subjacente ao Sinaes e contrariando o princípio do respeito à identidade e diversidade das instituições. O estudo buscou compreender a relação entre avaliaçao e diversidade institucional, considerando a articulação entre avaliação, regulação e qualidade estabelecidas pelo Sinaes, a partir das contradições e mediações que se materializam na implementaçao da política pública pelo Estado. Adotou-se a abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo exploratória. Para a coleta dos dados, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com: reitores e diretores de 11 instituições de educaçao superior, sendo três públicas e oito pertencentes ao setor privado do Distrito Federal; e quatro representantes de órgãos de Estado. O materialismo histórico-dialético foi escolhido como método de pesquisa e permitiu compreender a realidade a partir das categorias analíticas totalidade, contradição e mediação. Foram adotadas, ainda, as categorias empíricas: (i) avaliação e regulação da educação superior; (ii) avaliação institucional externa e diversidade institucional, e (iii) heterogeneidade da educação superior e economia do conhecimento. A pesquisa constatou que a avaliação institucional externa tem procedido de forma a homogeneizar as instituições de educação superior (IES), adotando instrumentos e práticas avaliativas que limitam a percepção da diversidade institucional, desconsiderando, portanto, as características e identidades institucionais. Por outro lado, a regulação diferencia as IES, flexibilizando normas e estabelecendo padrão regulatório de acordo com o desempenho obtido nas avaliações. Apesar das críticas ao caráter burocrático e regulatório da avaliação institucional externa, identificouse sua contribuição para a melhoria da qualidade e o desenvolvimento institucional, principalmente, quando articulada à avaliação interna. A contradição se torna perceptível quando se considera que o Sinaes foi concebido como uma avaliação formativa e emancipadora que tem se materializado como controle e regulação, desconsiderando-se a diversidade institucional e as diferentes configurações que as IES assumem no sistema federal de ensino. |
Abstract: | This thesis concerns with the institutional evaluation carried out in the scope of the National System for the Evaluation of Higher Education (Sinaes) and aimed to analyze how the external institutional evaluation has considered the institutional diversity in the field of higher education, based on regulatory processes of accreditation and re-accreditation of public and private institutions selected for the research. Respect for the identity and diversity of institutions is a principle established by Law n. 10.861/2004 (BRASIL, 2004a), in recognition of the enormous heterogeneity of the federal education system and the institutions that compose it. The thesis defended in this work was that the adoption of bureaucratic and regulatory procedures has made it difficult to express the institutional diversity by the external institutional evaluation, giving a homogenizing character to the evaluation underlying Sinaes and going against the principle of respect for identity and diversity of institutions. The study sought to understand the relationship between evaluation and institutional diversity, considering the articulation between evaluation, regulation, and quality established by Sinaes, based on the contradictions and mediations that materialize in the implementation of public policy by the State. The qualitative approach was adopted in an exploratory research. For data collection, document analysis and semi-structured interviews were used with: rectors and directors of eleven (11) higher education institutions, three (3) belonging to the public subfield, and (8) belonging to the private subfield of the Federal District; and 4 (four) representatives of State agencies. Dialectical historical materialism was chosen as a research method and allowed understanding reality from the analytical categories totality, contradiction and mediation. The a priori empirical categories were also adopted (i) evaluation and regulation of higher education; (ii) external institutional evaluation and institutional diversity and (iii) heterogeneity of higher education and knowledge economy. The work with the method's categories and the empirical categories made it possible to verify that the external institutional evaluation has proceeded in such a way as to homogenize the IES, adopting evaluation instruments and practices that limit the perception of institutional diversity, disregarding, therefore, the institutional characteristics and identities. On the other hand, the regulation differentiates the IES, setting norms and establishing a regulatory standard according to the performance obtained in the evaluations. Despite the criticism to the bureaucratic and regulatory character of the external institutional evaluation, its contribution to the improvement of quality and institutional development was identified, especially when articulated to the internal evaluation. The contradiction becomes noticeable when one considers that Sinaes was conceived as a formative and emancipating assessment that has materialized as control and regulation, disregarding institutional diversity and the different configurations that IES assume in the Federal education system. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.