Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Legnani, Viviane Neves | pt_BR |
dc.contributor.author | Marquez, Murilo Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.citation | MARQUEZ, Murilo Oliveira. Pós verdade, impactos e desafios para a educação escolar: reflexões psicanalíticas . 2023. 143, 28, 22, 6 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47095 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, inicialmente, fizemos um resgate histórico do conceito de verdade em
diferentes épocas, demonstrando que seu ordenamento ético (mitologias, Deus e razão) e
valor social mudam no transcorrer do tempo. Destacou-se que, com o advento da
Modernidade, a ciência passou a ocupar o lugar de verdade, por meio dos consensos
estabelecidos pela comunidade científica. Ressalta-se que a teoria psicanalítica, que é um
campo de conhecimento inaugurado por Freud na Modernidade, teceu duras críticas ao
cientificismo, ou seja, à estandardização dos métodos das ciências naturais para todas as
sistematizações, ignorando-se a diversidade dos objetos de estudo. A partir da segunda
metade do século XX, a credibilidade da ciência passou a ser questionada pelos
pensadores pós-modernos. Na contemporaneidade, vimos emergir o que se denomina
como o fenômeno social da pós-verdade, isto é, um rechaço da noção da verdade. As fake
news e a desinformação nas redes sociais são frutos desse fenômeno, com implicações na
política, na ciência, na mídia e também na educação escolar. Os efeitos desse fenômeno
social precisam ser estudados, na medida em que promove a despolitização,
negacionismo científico, polarização de grupos sociais e tensionamento das relações de
professores e estudantes na escola. A tese que apresentamos sublinha a importância de
mudanças na sala de aula para enfrentar tais questões: que professores se desloquem de
uma posição hierárquica e cientificista, abrindo espaço para uma escuta qualificada dos
estudantes e façam a mediação do ensino das ciências como uma produção cultural,
utilizando em suas práticas também o letramento digital. A nosso ver, essas posturas
podem vir a contribuir para que os estudantes tenham uma visão crítica sobre o fenômeno
social da pós-verdade, que descaracteriza a construção de consensos pela ciência e
engendra a relativização radical sobre a verdade. Considerando a atualidade do tema da
pesquisa, para apresentar essa tese realizou-se uma pesquisa bibliográfica e estudos
teóricos para uma compreensão própria desse fenômeno social; realizou-se também uma
pesquisa de campo com professores do ensino médio do campus Taguatinga do Instituto
Federal de Brasília, para verificar os efeitos da pós-verdade em sala de aula. Destacou-se
na discussão que a escuta pode ser um efetivo dispositivo para que o professor acesse as
dúvidas e equívocos dos estudantes sobre o conhecimento científico e sobre a veracidade
dos conteúdos produzidos nas redes sociais. Assim, por meio dessa relação qualificada
pelo dispositivo da escuta entre professor e estudante, o ensino das ciências como cultura
e o letramento digital podem se constituir como possibilidades para tornar os estudantes
menos vulneráveis às narrativas da pós-verdade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pós verdade, impactos e desafios para a educação escolar : reflexões psicanalíticas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desinformação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this study, initially, we did a historical review of the concept of truth in different times,
demonstrating that its ethical order (mythologies, God and reason) and social value
change over time. We pointed out that with the advent of Modernity, science began to
occupy the place of truth, by means of the consensus established by the scientific
community. It is worth mentioning that the psychoanalytic theory, which is a field of
knowledge inaugurated by Freud in Modernity, has severely criticized scientism, that is,
the standardization of the methods of natural sciences for all systematizations, ignoring
the diversity of the objects of study. From the second half of the 20th century on, the
credibility of science started to be questioned by post-modern thinkers. In contemporary
times, we have seen the emergence of what is called the post-truth social phenomenon,
that is: a rejection of the nation of truth. The fake news and misinformation in social
networks are fruits of this phenomenon, with implications in politics, science, media, and
also in school education. The effects of this social phenomenon need to be studied, as it
promotes depoliticization, scientific denialism, polarization of social groups, and tension
in the relationships of teachers and students at school. The thesis that we present in this
paper emphasizes the importance of changes in the classroom to face such issues: that
teachers move away from a hierarchical and scientistic position, opening space for a
qualified listening to students and mediate science teaching as a cultural production, also
using digital literacy in their practices. In our view, these attitudes may contribute for
students to have a critical view on the social phenomenon of post-truth, which decharacterizes the construction of consensus by science and engenders a radical
relativization of truth. Considering the actuality of the research theme, to present this
thesis we conducted a bibliographic research and theoretical studies for a proper
understanding of this social phenomenon; we also conducted a field research with high
school teachers from the Taguatinga campus of the Federal Institute of Brasilia, to verify
the effects of post-truth in the classroom. It was highlighted in the discussion that listening
can be an effective device for the teacher to access students' doubts and misconceptions
about scientific knowledge and the veracity of the content produced on social networks.
Thus, through this relationship qualified by the device of listening between teacher and
student, the teaching of science as culture and digital literacy can be constituted as
possibilities to make students less vulnerable to post-truth narratives. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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