Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Stabile, Patrícia Basílio Teles | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T20:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | STABILE, Patrícia Basílio Teles. A licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Goiás: entre os saberes dos sujeitos camponeses e a práxis pedagógica dos educadores na universidade. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47096 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta tese analisamos os processos educativos na Licenciatura em Educação do Campo da
Universidade Federal de Goiás – LEdoC UFG. De modo particular, buscamos investigar as
inflexões, desafios e potencialidades socioinstitucionais e político-pedagógicas das trocas
entre os saberes dos sujeitos camponeses e a práxis pedagógica dos educadores. Notadamente,
o objetivo geral do estudo é identificar a gênese e o desenvolvimento dos processos
educativos estabelecidos no âmbito da LEdoC UFG e compreender como esses processos
contribuem para qualificar e/ou transformar os espaços socioculturais das comunidades de
origem dos educandos trabalhadores e a dinâmica de transformação da universidade a partir
da troca de saberes. Nossa questão central é saber de que maneira as experiências educativas
de formação de educadores do campo alteram os saberes da universidade e dos sujeitos,
relações sociais e territórios do público-alvo. O argumento central desta tese é que os cursos
de graduação voltados para a formação de educadores do campo, originários de políticas
educacionais nos anos 2000, sejam portadores de novas e potenciais dinâmicas pedagógicas
transformadoras dos processos educativos entre universidade e sociedade. Para a compreensão
do objeto de pesquisa proposto, foi definido como base epistemológica o Materialismo
Histórico Dialético. A investigação contou com uma diversidade de procedimentos
metodológicos, composta por pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tendo como
instrumento para geração de dados a realização de entrevistas semiestruturadas e observações
participantes. A pesquisa de campo foi realizada com discentes e docentes do curso de
Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás, cidade de Goiás.
Problematizamos o lugar estratégico das experiências educacionais voltadas à população do
campo em contraposição ao contexto de crise do Estado, que coloca a educação como
mercadoria, enfrentando, porém, ações contra-hegemônicas de grupos sociais que
compreendem a educação como um direito e um bem público e social. Como resultados
alcançados, na presente investigação identificamos que a experiência da Licenciatura em
Educação do Campo da UFG revela que a história de vida e a militância política e social dos
discentes trabalhadores do campo alteram a dinâmica formativa da universidade, assim como
as práticas docentes dos educadores de nível superior que nela atuam. Tais práticas se
apresentam inovadoras em termos de organização pedagógica, tendo como fundamento a
transformação dos processos educativos, trilhados por uma educação libertadora com vistas à
emancipação humana. A Licenciatura em Educação do Campo da UFG utiliza como
instrumento metodológico a Pedagogia da Alternância, sendo público prioritário os
trabalhadores do campo, quilombolas, agricultores familiares e membros de movimentos
sociais. Tais coletivos vêm construindo, a partir de suas lutas, uma proposta inovadora nas
universidades públicas brasileiras, principalmente no que tange à formação de educadores.
Entendemos que a experiência educativa do curso demonstra o compromisso da universidade
com os setores historicamente excluídos do processo educacional e social, e procura
compreender a formação de educadores sob a ótica da educação popular. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Goiás : entre os saberes dos sujeitos camponeses e a práxis pedagógica dos educadores na universidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this thesis there is an analysis of the educational processes in the degree in the Campus of
Education at the Federal University of Goiás - LEdoC UFG. In a particular approach, we seek
to investigate the inflections, challenges and socio-institutional and political-pedagogical
potentialities of the exchanges between the knowledge of sharecropper (farmer) subjects and
the pedagogical habits of educators. Noticeably, the overall objective of the study is to
identify the genesis and development of the educational processes established within the
scope of the LEdoC UFG and to comprehend how these processes supply to qualify and/or
transform the sociocultural spaces of the communities of origin of the student workers and the
dynamics of transformation of the university from the exchange of knowledge. The central
question of this study is to know how the educational experiences of teaching provincial
educators reshape the knowledge of the university and of the subjects, social relations and
territories of the target audience. The main argument of this thesis is that undergraduate
courses at guiding rural educators, originating from educational policies in the 2000s, are
carriers of new and potential pedagogical dynamics that transform the educational processes
between university and society. In order to understand the proposed research object,
Dialectical Historical Materialism was defined as the epistemological basis. The investigation
relied on an array of methodological procedures, consisting of bibliographical, documentary
and field research, using semi-structured interviews and participant observations as an
instrument for data generation. The field study was carried out with students and professors of
the Degree in Rural Education at the Federal University of Goiás, in the municipality of Goiás
- GO. We emphasize the issue of the strategic place of educational experiences aimed at the
rural population in opposition to the context of the crisis of the State, which places education
as a commodity, facing, however, counter-hegemonic actions of social groups that understand
education as a right and a public good and social. With the results identified in the present
examination we concluded that the experience of the Degree in Education in the Field of the
UFG reveals that the life history and the political and social militancy of the students working
in the field alter the formative dynamics of the university, as well as the teaching practices of
the students, that higher-level educators who work in it. Such practices are innovative in terms
of pedagogical organization, based on the transformation of educational processes, guided by
a redeeming education with a view to human emancipation. The Degree in Rural Education at
UFG utilizes the Pedagogy of Alternation as a scientific/methodological mechanism with
rural workers, quilombolas, family farmers and members of social movements being a public
priority. Such collectives have been building, based on their struggles, an innovative proposal
in Brazilian public universities, mainly with regard to the training of educators. We recognize
that the course's educational experience validates the university's commitment to sectors
historically excluded from the educational and social process and pursues to understand the
training of instructors form the point of view of popular education. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|