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Título: A licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Goiás : entre os saberes dos sujeitos camponeses e a práxis pedagógica dos educadores na universidade
Autor(es): Stabile, Patrícia Basílio Teles
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Educação do campo
Formação docente
Processos educativos
Direitos sociais
Universidade Federal de Goiás
Data de publicação: 26-Dez-2023
Referência: STABILE, Patrícia Basílio Teles. A licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Goiás: entre os saberes dos sujeitos camponeses e a práxis pedagógica dos educadores na universidade. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesta tese analisamos os processos educativos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás – LEdoC UFG. De modo particular, buscamos investigar as inflexões, desafios e potencialidades socioinstitucionais e político-pedagógicas das trocas entre os saberes dos sujeitos camponeses e a práxis pedagógica dos educadores. Notadamente, o objetivo geral do estudo é identificar a gênese e o desenvolvimento dos processos educativos estabelecidos no âmbito da LEdoC UFG e compreender como esses processos contribuem para qualificar e/ou transformar os espaços socioculturais das comunidades de origem dos educandos trabalhadores e a dinâmica de transformação da universidade a partir da troca de saberes. Nossa questão central é saber de que maneira as experiências educativas de formação de educadores do campo alteram os saberes da universidade e dos sujeitos, relações sociais e territórios do público-alvo. O argumento central desta tese é que os cursos de graduação voltados para a formação de educadores do campo, originários de políticas educacionais nos anos 2000, sejam portadores de novas e potenciais dinâmicas pedagógicas transformadoras dos processos educativos entre universidade e sociedade. Para a compreensão do objeto de pesquisa proposto, foi definido como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. A investigação contou com uma diversidade de procedimentos metodológicos, composta por pesquisas bibliográfica, documental e de campo, tendo como instrumento para geração de dados a realização de entrevistas semiestruturadas e observações participantes. A pesquisa de campo foi realizada com discentes e docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás, cidade de Goiás. Problematizamos o lugar estratégico das experiências educacionais voltadas à população do campo em contraposição ao contexto de crise do Estado, que coloca a educação como mercadoria, enfrentando, porém, ações contra-hegemônicas de grupos sociais que compreendem a educação como um direito e um bem público e social. Como resultados alcançados, na presente investigação identificamos que a experiência da Licenciatura em Educação do Campo da UFG revela que a história de vida e a militância política e social dos discentes trabalhadores do campo alteram a dinâmica formativa da universidade, assim como as práticas docentes dos educadores de nível superior que nela atuam. Tais práticas se apresentam inovadoras em termos de organização pedagógica, tendo como fundamento a transformação dos processos educativos, trilhados por uma educação libertadora com vistas à emancipação humana. A Licenciatura em Educação do Campo da UFG utiliza como instrumento metodológico a Pedagogia da Alternância, sendo público prioritário os trabalhadores do campo, quilombolas, agricultores familiares e membros de movimentos sociais. Tais coletivos vêm construindo, a partir de suas lutas, uma proposta inovadora nas universidades públicas brasileiras, principalmente no que tange à formação de educadores. Entendemos que a experiência educativa do curso demonstra o compromisso da universidade com os setores historicamente excluídos do processo educacional e social, e procura compreender a formação de educadores sob a ótica da educação popular.
Abstract: In this thesis there is an analysis of the educational processes in the degree in the Campus of Education at the Federal University of Goiás - LEdoC UFG. In a particular approach, we seek to investigate the inflections, challenges and socio-institutional and political-pedagogical potentialities of the exchanges between the knowledge of sharecropper (farmer) subjects and the pedagogical habits of educators. Noticeably, the overall objective of the study is to identify the genesis and development of the educational processes established within the scope of the LEdoC UFG and to comprehend how these processes supply to qualify and/or transform the sociocultural spaces of the communities of origin of the student workers and the dynamics of transformation of the university from the exchange of knowledge. The central question of this study is to know how the educational experiences of teaching provincial educators reshape the knowledge of the university and of the subjects, social relations and territories of the target audience. The main argument of this thesis is that undergraduate courses at guiding rural educators, originating from educational policies in the 2000s, are carriers of new and potential pedagogical dynamics that transform the educational processes between university and society. In order to understand the proposed research object, Dialectical Historical Materialism was defined as the epistemological basis. The investigation relied on an array of methodological procedures, consisting of bibliographical, documentary and field research, using semi-structured interviews and participant observations as an instrument for data generation. The field study was carried out with students and professors of the Degree in Rural Education at the Federal University of Goiás, in the municipality of Goiás - GO. We emphasize the issue of the strategic place of educational experiences aimed at the rural population in opposition to the context of the crisis of the State, which places education as a commodity, facing, however, counter-hegemonic actions of social groups that understand education as a right and a public good and social. With the results identified in the present examination we concluded that the experience of the Degree in Education in the Field of the UFG reveals that the life history and the political and social militancy of the students working in the field alter the formative dynamics of the university, as well as the teaching practices of the students, that higher-level educators who work in it. Such practices are innovative in terms of pedagogical organization, based on the transformation of educational processes, guided by a redeeming education with a view to human emancipation. The Degree in Rural Education at UFG utilizes the Pedagogy of Alternation as a scientific/methodological mechanism with rural workers, quilombolas, family farmers and members of social movements being a public priority. Such collectives have been building, based on their struggles, an innovative proposal in Brazilian public universities, mainly with regard to the training of educators. We recognize that the course's educational experience validates the university's commitment to sectors historically excluded from the educational and social process and pursues to understand the training of instructors form the point of view of popular education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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