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Título: Movendo os rios e a terra firme : a práxis pedagógica nos processos formativos da licenciatura em educação do campo na Amazônia tocantina
Autor(es): Moraes, Roble Carlos Tenório
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Práxis pedagógica
Educação do campo
Amazônia - Brasil
Data de publicação: 26-Dez-2023
Referência: MORAES, Roble Carlos Tenório. Movendo os rios e a terra firme: a práxis pedagógica nos processos formativos da licenciatura em educação do campo na Amazônia tocantina. 2023. 209 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O estudo intitulado “Movendo os rios e a terra firme: a práxis pedagógica nos processos formativos da Licenciatura em Educação do Campo na Amazônia Tocantina”, é fruto do vínculo no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Teve por objeto a análise da práxis pedagógica dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo, da UFPA-Cametá. As reflexões se detiveram na premissa de compreender se a LEdoC contribui para a elevação intelectual dos sujeitos do curso como elemento emancipador de classe para si. O trabalho foi conduzido no campo do Materialismo Histórico-Dialético por estar contido numa análise da realidade, investigando a práxis dos sujeitos organizados em coletivos, em vista ao enfrentamento ao processo progressivista, eminente num espaço da Amazônia com as obras da Hidrovia Araguaia-Tocantins. Metodologicamente foram realizadas pesquisas de campo e documental, com entrevistas e questionários semiestruturados, finalizados com análise categorial. Os dados da pesquisa de campo foram produzidos em 04 (quatro) municípios da região à jusante da Hidrelétrica de Tucuruí, com egressos da LEdoC dos territórios dos municípios de Baião, Mocajuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru. Os sujeitos foram organizados em 02 (duas) categorias: egressos da LEdoC e lideranças comunitárias, todos com envolvimento nas ações contra as obras da hidrovia Araguaia-Tocantins. A análise de dados indicou que os sujeitos egressos da LEdoC se constituíram com ações que geram a práxis pedagógica em suas atuações e com elevação intelectual de compreensão de classe, seus processos formativos tiveram por base as formações nos tempos comunidades e na dimensão de gestão de processos comunitários presentes no PPC da LEdoC. Nesta circunstância, afirma-se que a LEdoC do Campus-Cametá, apesar das contradições, consegue dar conta da elevação intelectual dos sujeitos que nela se forjam e produz elementos para enfrentar o progressivismo na Amazônia Tocantina.
Abstract: The thesis entitled "Moving rivers and dry land: the pedagogical praxis in the formative processes of the Licentiate Degree in Rural Education in the Tocantins Amazon”, is the fruit of the link to the Postgraduate Program in Education of the University of Brasilia. It had as object the analysis of the pedagogical praxis of the graduates of the Licentiate Degree in Rural Education, from UFPA-Cameta. The reflections focused on the premise of understanding whether the License in Rural Education (LEdoC) contributes to the intellectual elevation of the course subjects as a class emancipation element for themselves. The work was conducted in the field of Historical-Dialectic Materialism for it is contained in an analysis of reality, investigating the praxis of subjects organized in collectives with a view to confronting the eminent progressive process in an area of the Amazon with construction works on the Araguaia-Tocantins Waterway. Methodologically, field and documentary research were carried out, with interviews and semi-structured questionnaires, finalized with categorical analysis. Field research data were produced in 04 (four) municipalities in the region downstream of the Tucuruí Hydroelectric Plant, with LEdoC graduates from the territories of the municipalities of Baião, Mocajuba, Cametá and Limoeiro do Ajuru. The subjects were organized into 02 (two) categories: LEdoC graduates and community leaders, all involved in actions against construction works on the Araguaia-Tocantins waterway. Data analysis indicated that the subjects who graduated from LEdoC were constituted with actions that generate pedagogical praxis in their actions and with intellectual elevation of class understanding, their formation processes were based on training in the communities and in the dimension of management of community processes present in the LEdoC's Course Political-Pedagogical Projects (CPP).In this circumstance it can be stated that LEdoC of Campus-Cametá , despite the contradictions, manages to account for the intellectual elevation of the subjects that are forged in it and produces elements to face progressivism in the Tocantins Amazon.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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