http://repositorio.unb.br/handle/10482/47102
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VanessaSousaDeOliveira_TESE.pdf | 6,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Meu repertório de pequenas alegrias : o diálogo entre afetividade e lazer no parque olhos d’água (DF) |
Authors: | Oliveira, Vanessa Sousa de |
Orientador(es):: | Pato, Claudia Márcia Lyra |
Assunto:: | Teoria dos afetos Covid-19 - Brasil Lazer - Brasília (DF) Parques urbanos - Brasília (DF) |
Issue Date: | 26-Dec-2023 |
Data de defesa:: | 29-May-2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Vanessa Sousa de. Meu repertório de pequenas alegrias : o diálogo entre afetividade e lazer no parque olhos d’água (DF). 2023. 177 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | A relação pessoa-ambiente em espaços públicos de lazer no contexto da pandemia de COVID-19 é o foco desta investigação. O objetivo é compreender a experiência afetiva dos usuários com o parque que frequentam e analisar como se dá o diálogo entre lazer e afetividade em parques no contexto da pandemia. Propomos uma abordagem metodológica multirreferencial, fundamentada em estudo de caso realizado no Parque Olhos D’água, localizado na cidade de Brasília (DF). A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, construção do mapa afetivo do parque e entrevistas móveis semiestruturadas, costuradas à pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise de dados dos participantes desta investigação, usamos triangulação de métodos e técnicas, alicerçada no tratamento dos dados empíricos e no diálogo com os autores. Os resultados desta investigação mostram que, na dimensão individual, os participantes vivenciam uma rica e prazerosa experiência de lazer, manifestada pela estima de lugar potencializadora. Do ponto de vista coletivo, não estão inseridos em atuações coletivas que envolvam o parque a uma visão sistêmica dos processos socioambientais. Concluímos que o lazer como elemento de integração com o parque é uma rica experiência, que se mostra na expressão da afetividade dos sujeitos pelo lugar, mas restringe-se ao olhar individual. A afetividade é um elemento potencializador, mas não definidor da ação coletiva. É preciso gerar reflexão que extrapole o individual e que contribua para a ação coletiva. A Educação Ambiental tem papel mediador entre as funções públicas de lazer e conservação nas áreas protegidas. Programas de Educação Ambiental devem fazer parte do processo de gestão dos parques públicos, em diálogo com a realidade das unidades de conservação localizadas em zona urbana, que precisam ser administradas no contexto de uma cidade. |
Abstract: | The object of this study is the people-environment relationship in public leisure spaces during the COVID-19 pandemic. The aim is to understand the affective experience of public park visitors and analyze the relationship between leisure and affectivity in public parks in the context of the pandemic. We propose a multireferential methodological approach based on a case study conducted at the park Parque Ecológico Olhos D’água, in Brasília (DF). The data was collected by direct observation, semi-structured interviews, and affective mapping of the park. Literature review and historical documents were also used to collect data. To analyze the data, we used the triangulation method approach supported by the treatment of empirical data and dialog with subjects. Results showed that, in the individual dimension, participants experience a rich and pleasant leisure experience, represented by the increased esteem of place. From the collective perspective, visitors are not inserted in practices that grant a systemic view of the socioenvironmental processes related to the park. We conclude that leisure is a rich experience to engage visitors to the park, as demonstrated by the affective relation to the space. It is, however, restricted to the individual perspective. Affectivity can enhance and engage collective practices but does not determine them. It is necessary to promote reflection beyond the individual perspective to contribute to collective practices. Environmental Education mediates the public services of leisure and conservation in protected areas. Programs on Environmental Education must be represented in the management of public parks and take into consideration the reality of protected areas located in urban areas. These must be managed in the context of cities. |
Resumen: | La relación persona-ambiente en espacios públicos de recreación en el contexto de la pandemia de COVID-19 es el foco de este estudio. El objetivo es comprender la experiencia afectiva de los visitantes con el parque que frecuentan y analizar de qué forma sucede el diálogo entre la recreación y la afectividad en parques durante el contexto de la pandemia. Proponemos un enfoque metodológico multirreferencial, basado en el estudio de caso realizado en el Parque Olhos D’água, ubicado en la ciudad de Brasília (DF). La recopilación de datos fue realizada a través de observación directa, construcción del mapa afectivo del parque y entrevistas móviles semiestructuradas, adaptadas al estudio bibliográfico y documental. Para el análisis de datos, usamos triangulación de métodos y técnicas, basadas en el tratamiento de los datos empíricos y en el diálogo con los autores. Los resultados demuestran que, en la dimensión individual, los participantes viven una rica y placentera experiencia de recreación, expresada por medio de la estima de lugar potenciada. Desde el punto de vista colectivo, no están incluidos en acciones colectivas que involucren al parque en una visión sistémica de los procesos socioambientales. Llegamos a la conclusión que la recreación como elemento de integración con el parque es una experiencia rica, manifestada en la expresión de afectividad de los sujetos por el lugar, pero se restringe a la mirada individual. La afectividad es un elemento potenciador, pero no definitorio de la acción colectiva. Es necesario generar una reflexión que vaya más allá de lo individual y que favorezca la acción colectiva. La Educación Ambiental juega un papel mediador entre las funciones públicas de recreación y la conservación de las áreas protegidas. Los programas de Educación Ambiental deben ser parte del proceso de gestión de los parques públicos, en diálogo con la realidad de las unidades de conservación situadas en zonas urbanas, que necesitan ser conducidas en el contexto de una ciudad. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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