Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Atta, Danielle de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-10 | - |
dc.identifier.citation | ATTA, Danielle de Oliveira. Masculinidades como práticas sociais: perspectiva dos meninos da Educação Infantil. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47105 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo problematiza as masculinidades e as questões de gênero, por meio da observação de
práticas sociais de um grupo de quinze crianças com idade entre quatro e cinco anos de uma
turma de primeiro período de instituição de Educação Infantil de Sobradinho, Distrito Federal.
A pesquisa acompanha quais questões e construções as crianças têm sobre gênero; investiga,
dentro da rotina do grupo, quais movimentos rompem ou reforçam a hierarquia de gênero;
observa como perspectivas sobre gênero, valores e normas são passadas e recebidas pelas
crianças; problematiza quais masculinidades fazem parte da dinâmica da instituição, dos
discursos e rotinas. Busca-se ainda saber se existem práticas produtoras de desigualdades e
visibilizar a forma como os meninos são educados e cuidados e também como se cuidam e
negociam suas práticas. A pesquisa, que utiliza aportes teóricos da Sociologia da Infância, foi
direcionada às crianças do sexo masculino, pois visa caracterizar esse universo específico,
porém as cinco meninas da turma também participam do estudo – dado o caráter relacional com
o qual as questões de gênero foram tratadas. É uma investigação de caráter descritivo qualitativo
realizada através de observação participante, com registros fotográficos e posterior transcrição
de falas. Chegou-se à conclusão que as crianças em geral, e os meninos em especial, sofrem
com as restrições das normas de gênero impostas cultural e socialmente, mas algumas delas
escapam dos padrões e criam formas próprias de interação; que a instituição de Educação
Infantil legitima normas de gênero e carrega marcas sexistas que são evidenciadas nas práticas
pedagógicas, embora algumas ações busquem superar a lógica dicotômica – como a ausência
de filas separadas para meninas e meninos por exemplo; e que o caminho em busca de uma
Pedagogia da Escuta - não preconceituosa e transformadora – ainda precisa ser melhor
percorrido. Como produto final dessa pesquisa será produzido um dossiê intitulado “Sexismo:
quem perde com isso?” que será trabalhado – por meio de um curso de extensão – a ser ofertado
para as instituições de Educação Infantil do Distrito Federal. O material trará a percepção das
crianças sobre gênero, e com registro de imagens e transcrição de falas, apresentará as
compreensões e questionamentos das crianças sobre a temática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Masculinidades como práticas sociais : perspectiva dos meninos da Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study problematizes masculinities and gender issues, through the observation of social
practices of a group of fifteen children aged four to five years old from a first period class in a
kindergarten in Sobradinho, Federal District. The research follows which questions and
constructions the children have about gender; investigates, within the group routine, which
movements break or reinforce the gender hierarchy; observes how perspectives about gender,
values and norms are passed on and received by the children; questions which masculinities are
part of the institution dynamics, discourses and routines. It also seeks to find out if there are
practices that produce inequalities and to make visible how boys are educated and cared for,
and also how they are cared for and negotiate their practices. The research, which uses
theoretical contributions from the Sociology of Childhood, was directed to male children,
because it aims to characterize this specific universe, but the five girls in the class also
participate in the study - given the relational character with which gender issues were treated.
It is a qualitative descriptive investigation carried out through participant observation, with
photographic records and later transcription of speeches. The conclusion was reached that
children in general, and boys in particular, suffer with the restrictions of culturally and socially
imposed gender norms, but some of them escape the standards and create their own forms of
interaction; that the institution of Early Childhood Education legitimizes gender norms and
carries sexist marks that are evidenced in pedagogical practices, although some actions seek to
overcome the dichotomous logic - such as the absence of separate queues for girls and boys,
for example; and that the way in search of a Pedagogy of Listening - non-prejudiced and
transforming - still needs to be better traveled. As a final product of this research, a dossier
entitled "Sexism: who's the loser?" will be produced and worked on - through an extension
course - to be offered to the institutions of Child Education in the Federal District. The material
will show the children's perception of gender, and, with the recording of images and
transcription of speeches, will present the children's understandings and questions about the
theme. | en |
dc.description.abstract2 | El estudio problematiza las masculinidades y las cuestiones de género, a través de la
observación de las prácticas sociales de un grupo de quince niños, con edades entre cuatro y
cinco años, en una clase de primer período en una institución de Educación Infantil en
Sobradinho, Distrito Federal. La encuesta rastrea qué preguntas y construcciones tienen los
niños sobre el género; investiga, dentro de la rutina del grupo, qué movimientos rompen o
refuerzan la jerarquía de género; observa cómo las perspectivas de género, los valores y las
normas son transmitidas y recibidas por los niños; discute qué masculinidades forman parte de
las dinámicas, discursos y rutinas de la institución. También busca averiguar si existen prácticas
que producen desigualdades y visibilizar la forma en que los niños son educados y cuidados y
también cómo se cuidan y negocian sus prácticas. La investigación, que utiliza aportes teóricos
de la Sociología de la Infancia, fue dirigida a niños varones, ya que pretende caracterizar este
universo específico, pero las cinco niñas de la clase también participan del estudio - dado el
carácter relacional con el que se abordan las cuestiones de género abordado tratado Es una
investigación cualitativa descriptiva realizada a través de la observación participante, con
registros fotográficos y posterior transcripción de discursos. Se concluyó que los niños en
general, y los varones en particular, sufren las restricciones de las normas de género cultural y
socialmente impuestas, pero algunos de ellos escapan a las normas y crean sus propias formas
de interacción; que la institución de Educación Infantil legitima normas de género y porta
marcas sexistas que se evidencian en las prácticas pedagógicas, aunque algunas acciones buscan
superar la lógica dicotómica –como la ausencia de filas separadas para niñas y niños, por
ejemplo; y que el camino en busca de una Pedagogía de la Escucha -desprejuiciada y
transformadora- aún necesita ser mejor transitado. Como producto final de esta investigación
se elaborará un dossier titulado “Sexismo: ¿quién sale perdiendo?”. el cual se trabajará -a
través de un curso de extensión- para ser ofrecido a las instituciones de Educación Infantil del
Distrito Federal. El material traerá la percepción de género de los niños, y con la grabación de
imágenes y transcripción de discursos, presentará los entendimientos y cuestionamientos de los
niños sobre el tema. | es |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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