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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorAtta, Danielle de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T17:04:17Z-
dc.date.available2023-12-27T17:04:17Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationATTA, Danielle de Oliveira. Masculinidades como práticas sociais: perspectiva dos meninos da Educação Infantil. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47105-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo problematiza as masculinidades e as questões de gênero, por meio da observação de práticas sociais de um grupo de quinze crianças com idade entre quatro e cinco anos de uma turma de primeiro período de instituição de Educação Infantil de Sobradinho, Distrito Federal. A pesquisa acompanha quais questões e construções as crianças têm sobre gênero; investiga, dentro da rotina do grupo, quais movimentos rompem ou reforçam a hierarquia de gênero; observa como perspectivas sobre gênero, valores e normas são passadas e recebidas pelas crianças; problematiza quais masculinidades fazem parte da dinâmica da instituição, dos discursos e rotinas. Busca-se ainda saber se existem práticas produtoras de desigualdades e visibilizar a forma como os meninos são educados e cuidados e também como se cuidam e negociam suas práticas. A pesquisa, que utiliza aportes teóricos da Sociologia da Infância, foi direcionada às crianças do sexo masculino, pois visa caracterizar esse universo específico, porém as cinco meninas da turma também participam do estudo – dado o caráter relacional com o qual as questões de gênero foram tratadas. É uma investigação de caráter descritivo qualitativo realizada através de observação participante, com registros fotográficos e posterior transcrição de falas. Chegou-se à conclusão que as crianças em geral, e os meninos em especial, sofrem com as restrições das normas de gênero impostas cultural e socialmente, mas algumas delas escapam dos padrões e criam formas próprias de interação; que a instituição de Educação Infantil legitima normas de gênero e carrega marcas sexistas que são evidenciadas nas práticas pedagógicas, embora algumas ações busquem superar a lógica dicotômica – como a ausência de filas separadas para meninas e meninos por exemplo; e que o caminho em busca de uma Pedagogia da Escuta - não preconceituosa e transformadora – ainda precisa ser melhor percorrido. Como produto final dessa pesquisa será produzido um dossiê intitulado “Sexismo: quem perde com isso?” que será trabalhado – por meio de um curso de extensão – a ser ofertado para as instituições de Educação Infantil do Distrito Federal. O material trará a percepção das crianças sobre gênero, e com registro de imagens e transcrição de falas, apresentará as compreensões e questionamentos das crianças sobre a temática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMasculinidades como práticas sociais : perspectiva dos meninos da Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSociologia da infânciapt_BR
dc.subject.keywordInfância - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordMasculinidadept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study problematizes masculinities and gender issues, through the observation of social practices of a group of fifteen children aged four to five years old from a first period class in a kindergarten in Sobradinho, Federal District. The research follows which questions and constructions the children have about gender; investigates, within the group routine, which movements break or reinforce the gender hierarchy; observes how perspectives about gender, values and norms are passed on and received by the children; questions which masculinities are part of the institution dynamics, discourses and routines. It also seeks to find out if there are practices that produce inequalities and to make visible how boys are educated and cared for, and also how they are cared for and negotiate their practices. The research, which uses theoretical contributions from the Sociology of Childhood, was directed to male children, because it aims to characterize this specific universe, but the five girls in the class also participate in the study - given the relational character with which gender issues were treated. It is a qualitative descriptive investigation carried out through participant observation, with photographic records and later transcription of speeches. The conclusion was reached that children in general, and boys in particular, suffer with the restrictions of culturally and socially imposed gender norms, but some of them escape the standards and create their own forms of interaction; that the institution of Early Childhood Education legitimizes gender norms and carries sexist marks that are evidenced in pedagogical practices, although some actions seek to overcome the dichotomous logic - such as the absence of separate queues for girls and boys, for example; and that the way in search of a Pedagogy of Listening - non-prejudiced and transforming - still needs to be better traveled. As a final product of this research, a dossier entitled "Sexism: who's the loser?" will be produced and worked on - through an extension course - to be offered to the institutions of Child Education in the Federal District. The material will show the children's perception of gender, and, with the recording of images and transcription of speeches, will present the children's understandings and questions about the theme.en
dc.description.abstract2El estudio problematiza las masculinidades y las cuestiones de género, a través de la observación de las prácticas sociales de un grupo de quince niños, con edades entre cuatro y cinco años, en una clase de primer período en una institución de Educación Infantil en Sobradinho, Distrito Federal. La encuesta rastrea qué preguntas y construcciones tienen los niños sobre el género; investiga, dentro de la rutina del grupo, qué movimientos rompen o refuerzan la jerarquía de género; observa cómo las perspectivas de género, los valores y las normas son transmitidas y recibidas por los niños; discute qué masculinidades forman parte de las dinámicas, discursos y rutinas de la institución. También busca averiguar si existen prácticas que producen desigualdades y visibilizar la forma en que los niños son educados y cuidados y también cómo se cuidan y negocian sus prácticas. La investigación, que utiliza aportes teóricos de la Sociología de la Infancia, fue dirigida a niños varones, ya que pretende caracterizar este universo específico, pero las cinco niñas de la clase también participan del estudio - dado el carácter relacional con el que se abordan las cuestiones de género abordado tratado Es una investigación cualitativa descriptiva realizada a través de la observación participante, con registros fotográficos y posterior transcripción de discursos. Se concluyó que los niños en general, y los varones en particular, sufren las restricciones de las normas de género cultural y socialmente impuestas, pero algunos de ellos escapan a las normas y crean sus propias formas de interacción; que la institución de Educación Infantil legitima normas de género y porta marcas sexistas que se evidencian en las prácticas pedagógicas, aunque algunas acciones buscan superar la lógica dicotómica –como la ausencia de filas separadas para niñas y niños, por ejemplo; y que el camino en busca de una Pedagogía de la Escucha -desprejuiciada y transformadora- aún necesita ser mejor transitado. Como producto final de esta investigación se elaborará un dossier titulado “Sexismo: ¿quién sale perdiendo?”. el cual se trabajará -a través de un curso de extensión- para ser ofrecido a las instituciones de Educación Infantil del Distrito Federal. El material traerá la percepción de género de los niños, y con la grabación de imágenes y transcripción de discursos, presentará los entendimientos y cuestionamientos de los niños sobre el tema.es
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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