Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Griboski, Claudia Maffini | pt_BR |
dc.contributor.author | Mundim, Carina Maia de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.citation | MUNDIM, Carina Maia de Castro. Concepções e práticas da extensão universitária na Universidade de Brasília. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47108 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A extensão universitária é uma das funções desempenhadas pela universidade que, em
articulação com o ensino e a pesquisa, tem o papel de dialogar com a sociedade, responder às
demandas e expectativas, reconhecer a diversidade, valores e cultura. Na Universidade de
Brasília o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão está presente
na forma que a universidade organiza seus processos pedagógicos, no desenvolvimento das
atividades didático-científicas e na diretriz orientadora da ação extensionista. Nesse sentido, o
presente estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da extensão para a formação
dos estudantes a partir do conhecimento das concepções dos atores envolvidos e das práticas
desenvolvidas nos projetos de extensão dos departamentos de Ciência da Computação,
Estatística e Matemática do Instituto de Ciências Exatas. Nesse trabalho, realizou-se uma
pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir de levantamento bibliográfico e
documental e de entrevistas semiestruturadas com professores, estudantes e comunidade
externa envolvidos nos projetos de extensão do Instituto pesquisado. Os dados coletados a partir
das entrevistas foram lidos e interpretados a partir de três categorias de análise: concepção de
extensão universitária, função da extensão universitária e inserção da extensão no currículo do
curso. Verificou-se que as concepções de extensão dos participantes se aproximam de uma
concepção acadêmica, coerente com as concepções e significados postulados no Projeto
Político Pedagógico Institucional, uma vez que as ações são orientadas pela indissociabilidade
entre ensino, pesquisa e extensão, promoção de eventos e repasse de tecnologias e na relação
dialógica com vistas a oxigenação da universidade e transformação da sociedade. Enquanto
associada à função do ensino, a extensão vem demonstrando acrescentar qualidade na formação
acadêmica, sendo possível proporcionar uma aprendizagem mais criativa e inovadora, para que
ao final do processo formativo, o indivíduo seja capaz de atuar de forma crítica na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas da extensão universitária na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | University extension is one of the functions performed by the university, which, in conjunction
with teaching and research, has the role of dialoguing with society, responding to demands and
expectations, recognizing diversity, values and culture. At the University of Brasilia, the
principle of inseparability between teaching, research and extension is present in the way the
university organizes its pedagogical processes, in the development of didactic-scientific
activities and in the guiding directive of the extensionist action. In this sense, the present study
has the general objective of analyzing the contribution of extension services to students’
education based on knowledge of the concepts of the actors involved and the practices
developed in extension projects of the Computer Science, Statistics and Mathematics
departments of the Exact Sciences Institute. In this work, an exploratory research was carried
out, with a qualitative approach, based on a bibliographical and documentary survey and semistructured interviews with professors, students and the external community involved in the
extension projects of the Institute researched. The data collected from the interviews were read
and interpreted through content analysis and from three categories of analysis: conception of
university extension, function of university extension and insertion of extension in the course
curriculum. It was found that the participants’ conceptions of extension approach an academic
conception, coherent with the conceptions and meanings postulated in the Institutional
Pedagogical Political Project, since the actions are guided by the inseparability between
teaching, research and extension, in the promotion of events and transfer of technologies and in
the dialogical relationship with a view to oxygenating the university and transforming society.
While associated with the function of teaching, extension has been demonstrating to add quality
to academic training, making it possible to provide more creative and innovative learning, so
that at the end of the training process, the individual is able to act critically in society. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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