Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47108
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CarinaMaiaDeCastroMundim_DISSERT.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Concepções e práticas da extensão universitária na Universidade de Brasília
Autor(es): Mundim, Carina Maia de Castro
Orientador(es): Griboski, Claudia Maffini
Assunto: Extensão universitária
Universidade de Brasília
Data de publicação: 27-Dez-2023
Referência: MUNDIM, Carina Maia de Castro. Concepções e práticas da extensão universitária na Universidade de Brasília. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A extensão universitária é uma das funções desempenhadas pela universidade que, em articulação com o ensino e a pesquisa, tem o papel de dialogar com a sociedade, responder às demandas e expectativas, reconhecer a diversidade, valores e cultura. Na Universidade de Brasília o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão está presente na forma que a universidade organiza seus processos pedagógicos, no desenvolvimento das atividades didático-científicas e na diretriz orientadora da ação extensionista. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da extensão para a formação dos estudantes a partir do conhecimento das concepções dos atores envolvidos e das práticas desenvolvidas nos projetos de extensão dos departamentos de Ciência da Computação, Estatística e Matemática do Instituto de Ciências Exatas. Nesse trabalho, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, a partir de levantamento bibliográfico e documental e de entrevistas semiestruturadas com professores, estudantes e comunidade externa envolvidos nos projetos de extensão do Instituto pesquisado. Os dados coletados a partir das entrevistas foram lidos e interpretados a partir de três categorias de análise: concepção de extensão universitária, função da extensão universitária e inserção da extensão no currículo do curso. Verificou-se que as concepções de extensão dos participantes se aproximam de uma concepção acadêmica, coerente com as concepções e significados postulados no Projeto Político Pedagógico Institucional, uma vez que as ações são orientadas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promoção de eventos e repasse de tecnologias e na relação dialógica com vistas a oxigenação da universidade e transformação da sociedade. Enquanto associada à função do ensino, a extensão vem demonstrando acrescentar qualidade na formação acadêmica, sendo possível proporcionar uma aprendizagem mais criativa e inovadora, para que ao final do processo formativo, o indivíduo seja capaz de atuar de forma crítica na sociedade.
Abstract: University extension is one of the functions performed by the university, which, in conjunction with teaching and research, has the role of dialoguing with society, responding to demands and expectations, recognizing diversity, values and culture. At the University of Brasilia, the principle of inseparability between teaching, research and extension is present in the way the university organizes its pedagogical processes, in the development of didactic-scientific activities and in the guiding directive of the extensionist action. In this sense, the present study has the general objective of analyzing the contribution of extension services to students’ education based on knowledge of the concepts of the actors involved and the practices developed in extension projects of the Computer Science, Statistics and Mathematics departments of the Exact Sciences Institute. In this work, an exploratory research was carried out, with a qualitative approach, based on a bibliographical and documentary survey and semistructured interviews with professors, students and the external community involved in the extension projects of the Institute researched. The data collected from the interviews were read and interpreted through content analysis and from three categories of analysis: conception of university extension, function of university extension and insertion of extension in the course curriculum. It was found that the participants’ conceptions of extension approach an academic conception, coherent with the conceptions and meanings postulated in the Institutional Pedagogical Political Project, since the actions are guided by the inseparability between teaching, research and extension, in the promotion of events and transfer of technologies and in the dialogical relationship with a view to oxygenating the university and transforming society. While associated with the function of teaching, extension has been demonstrating to add quality to academic training, making it possible to provide more creative and innovative learning, so that at the end of the training process, the individual is able to act critically in society.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.