Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47115
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
FelipeNevesDeCarvalho_DISSERT.pdf2,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O controle de qualidade nas compras públicas : redefinição da governança, eficiência e eficácia para o desenvolvimento educacional
Auteur(s): Carvalho, Felipe Neves de
Orientador(es):: Kipnis, Bernardo
Assunto:: Compras públicas
Educação - financiamento - Brasil
Controle de qualidade
Date de publication: 27-déc-2023
Référence bibliographique: CARVALHO, Felipe Neves de. O controle de qualidade nas compras públicas: redefinição da governança, eficiência e eficácia para o desenvolvimento educacional. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: O Estado figura como forte player comprador de bens e serviços que estruturam o funcionamento da máquina pública, viabilizando o atendimento às necessidades dos cidadãos. Nesse cenário, o controle de qualidade se apresenta como mecanismo de governança, eficiência e eficácia no âmbito das compras governamentais, visando a fomentar e induzir a cultura da qualidade no mercado produtor educacional brasileiro. A tese central deste Trabalho Final de Conclusão de Curso - TFCC diz respeito a novas formas de participação social por meio do controle de qualidade nas aquisições públicas, utilizando inovações tecnológicas que aproximem o cidadão da gestão governamental. Novas ferramentas, como apps e redes sociais, podem auxiliar o governo a ampliar a capilaridade da rede de atuação perante os gestores públicos dos entes federativos, bem como em relação ao cidadão, comumente o usuário final dos produtos adquiridos. Partindo-se da experiência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o TFCC teve como objetivos: (i) apresentar os conceitos definidores das compras públicas com foco educacional e o histórico de criação do Registro de Preços Nacional – RPN, dando ênfase a software de elaboração de formulários online (ii) demonstrar o controle de qualidade executado por meio da Aplicação Confere Aí e (iii) criar um protocolo de expansão da ideia da Aplicação Confere Aí para utilização em outros órgãos da Administração Pública. O TFCC está organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, dois artigos, um produto técnico e considerações finais. A metodologia de pesquisa foi exploratóriadescritiva quanto aos documentos internos ao FNDE e correlatos, aliada à execução de pesquisas qualitativas com geração de dados quantitativos – dados secundários (qualitativos e quantitativos), extraídos de formulários online e da Aplicação Confere Aí. Como resultados encontrados, destacam-se, no primeiro artigo, as contribuições para a melhoria do controle de qualidade, demonstrando a economia gerada, o aumento do poder fiscalizatório e o alto nível de satisfação dos entes compradores e no segundo artigo, os eventuais ganhos em eficiência, eficácia e controle social para a educação, evidenciando a potencialização da capilaridade fiscalizatória e a redefinição da governança por meio de um controle de qualidade moderno, amigável e intuitivo, demonstrando a agilidade na comunicação entre os atores, a retroalimentação do processo por meio dos feedbacks valiosos recebidos e que contribuíram para a viabilização de uma melhor infraestrutura educacional.
Abstract: The State figures as a Strong buyer of goods and services that structure the operation of the public machine, making it possible to meet the needs of citizens. In this scenario, quality control is presented as a mechanism of Governance, efficiency and efectiveness in the scope of government purchases, aiming to encourage and induce a culture of quality in the Brazilian educational production market. The central thesis of this Final Course Completion Work concerns new forms of social participation through quality control in public acquisitions, using technological innovations that bring citizens closer to government to expand the capillarity of the network of action before the public managers of the federative entities, as well as in the relation to the Citizen, usually the end user of the purchased products. Based on the experience of the National Education Development Fund the Final Course Completion Work will aim to: (i) present the defining concepts of public procurement with an educational focus and the history of creation of the National Price Registry – RPN, emphasizing software for creating online forms (ii) to demonstrate the quality control carried out through the Confere Aí Application and (iii) create a protocol to expand the idea of the Confere Aí Application for use in other Public Administration bodies. The TFCC is organized in a multipaper format, consisting of an introduction, two articles, a technical product and final considerations. The research methodology was exploratory-descriptive regarding the internal documents of the FNDE and related documents, combined with execution of qualitative research with the generation of quantitative data – secondary data (qualitative and quantitative), extracted form online forms and the Confere Aí Application. As results found, the contributions to the improvement of quality control stand out in the first article, demonstrating the savings generated, the increase in inspection power and the high level of satisfaction of the purchasing entities and in the second article, the eventual gains in efficiency, effectiveness and social control for education, highlighting the enhancement of supervisory capillarity and the redefinition of governance through modern, friendly and intuitive quality control, demonstrating the agility in communication between the actors, the feedback of the process through the valuable feedbacks received and that contributed to the viability of a better educational infrastructure.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47115/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.