Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47133
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
PauloHenriqueSeabraBittencourt_DISSERT.pdf1,66 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Evasão no ensino superior: uma análise com estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2019
Auteur(s): Bittencourt, Paulo Henrique Seabra
Orientador(es):: Kipnis, Bernardo
Assunto:: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Estudantes universitários
Evasão universitária
Date de publication: 28-déc-2023
Référence bibliographique: BITTENCOURT, Paulo Henrique Seabra. Evasão no ensino superior: uma análise com estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2019. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a evasão no ensino superior com os estudantes que utilizaram o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies. O significado de evasão constitui-se no ato de evadir-se, fugir, abandonar; sair, desistir; não permanecer em algum lugar. Consiste na situação de um estudante que, tendo ingressado no ensino superior, em algum momento, deixa de renovar a matrícula e de prosseguir os estudos, indo contra a finalidade do financiamento que é a conclusão do curso. A problemática da pesquisa foi encontrar o porquê de os estudantes evadirem, do ensino superior, mesmo utilizando o financiamento estudantil para custear os estudos. O estudo delimita sua abrangência ao ano de 2019, em razão de ser o ano anterior ao começo da pandemia no Brasil, podendo ser realizada posteriormente uma análise comparativa da evasão após os impactos da pandemia da Covid-19, no Fies. O TFCC foi organizado em formato multipaper, composto por uma introdução, dois artigos, um produto técnico e considerações finais. Para o alcance dos objetivos propostos, em termos metodológicos, o TFCC, de modo geral, define-se como uma pesquisa quantitativa, classificada com descritiva, descrevendo o perfil do estudante que evade, e qualitativa, classificada como analítica, analisando as razões da evasão para os estudantes do Fies, mesmo com o financiamento. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes que evadem são do sexo feminino, com idade entre 19 e 24 anos, pardos, solteiros, com renda familiar em salários mínimos entre um salário e um salário mínimo e meio, sem PROUNI, ensino médio público, garantia FGEDUC, região Sudeste e São Paulo com o maior percentual, curso de Direito, tipo de curso Bacharelado em Centros Universitários e com área de concentração em Ciências Sociais, Negócios e Direto. Quanto às razões da evasão, os resultados encontrados apontam para as quatro principais para os estudantes que utilizavam o Fies: fator financeiro como o fator primordial para a evasão, seguido por problemas pessoais; inadimplência com os juros trimestrais e problemas com a fiança. Os resultados apresentaram razões exclusivas para os estudantes do Fies, como aproveitamento acadêmico insuficiente, erro do SisFies e problemas na contratação da renovação no agente financeiro. Assim, pode se concluir que o fator primordial para a evasão com os estudantes do Fies é o fator financeiro. Como contribuição final, o trabalho propôs a criação de um indicador de mapeamento do perfil do estudante que evade, a ser realizado anualmente, contemplando aspectos quantitativos e qualitativos.
Abstract: The objective of this final paper was to analyze the evasion in higher education among students who used the Student Financing Fund (Fies). The meaning of evasion is the act of escaping, fleeing, abandoning; leaving, giving up; not staying somewhere. It consists of the situation of a student who, having entered higher education, at some point stops renewing the enrollment and continuing the studies, going against the purpose of the financing, which is the conclusion of the course. The research problem was to find out the reasons why students drop out of higher education, even though they use the student loan to pay for their studies. The study delimits its scope to the year 2019, due to being the year before the beginning of the pandemic in Brazil, and a comparative analysis of the dropout after the impacts of the Covid-19 pandemic, in Fies, can be performed later. The TFCC was organized in multipaper format, consisting of an introduction, two articles, a technical product and final considerations. To achieve the proposed objectives, in methodological terms, the TFCC, in general, is defined as a quantitative research, classified as descriptive, describing the profile of the student who evades, and qualitative, classified as analytical, analyzing the reasons for evasion for Fies students, even with funding. The results indicate that most of the students who drop out are female, between 19 and 24 years old, mixed race, single, with family income in minimum wages between one and one and a half minimum wages, without PROUNI, public high school, FGEDUC guarantee, Southeast region and São Paulo with the highest percentage, Law course, Bachelor's course type in University Centers and with a concentration area in Social Sciences, Business and Law. As for the reasons for evasion, the results found point to the four main ones for students who used Fies: financial factor as the primary factor for evasion, followed by personal problems; default on quarterly interest and problems with the bail. The results presented specific reasons for Fies students, such as insufficient academic performance, SisFies error and problems in contracting the renewal at the financial agent. Thus, it can be concluded that the primary factor for evasion with Fies students is the financial factor. As a final contribution, the study proposed the creation of an indicator for mapping the profile of students who evade, to be carried out annually, contemplating quantitative and qualitative aspects.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47133/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.