http://repositorio.unb.br/handle/10482/47141
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SilvanaStadnikiMoratoMiranda_DISSERT.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | As ouvidorias estudantis enquanto interfaces da ação pública |
Auteur(s): | Miranda, Silvana Stadniki Morato |
Orientador(es):: | Cruz, Fernanda Natasha Bravo |
Assunto:: | Sociologia da ação pública Ouvidoria estudantil |
Date de publication: | 28-déc-2023 |
Data de defesa:: | 19-jui-2023 |
Référence bibliographique: | MIRANDA, Silvana Stadniki Morato. As ouvidorias estudantis enquanto interfaces da ação pública. 2023. 181, 25 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | As ouvidorias estudantis são práticas pedagógicas recentes implementadas em alguns estados e municípios brasileiros. Esta pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, analisou dois projetos de ouvidoria estudantil em execução nos municípios de Santos/SP e de Manaus/AM, denominados, respectivamente, Aluno Ouvidor e Ouvidoria Estudantil, estabelecidos no interior de grêmios estudantis. O estudo foi iniciado a partir da realização do levantamento dos trabalhos científicos publicados entre 2012 e 2021 sobre ouvidorias públicas no Brasil, cujo resultado não identificou nenhum estudo prévio sobre ouvidorias estudantis. Com base no conceito de interface socioestatal e, especialmente, na sociologia política da ação pública, foi traçado, como objetivo geral, compreender as dinâmicas constantes nos projetos das ouvidorias estudantis selecionadas, sob a perspectiva das interações estabelecidas entre atores e setores, bem como de suas representações, das instituições estabelecidas e instrumentos selecionados e dos resultados alcançados, além dos processos intersetoriais envolvidos, dentro de um determinado território. Este estudo de dois casos resultou no exame de iniciativas inovadoras de caráter deliberativo e participativo e permitiu conceber a ouvidoria estudantil como um instrumento de ação pública. Ainda, devido às dinâmicas democráticas observadas dentro do ambiente escolar, foi proposto o conceito de interface da ação pública. Por fim, evidenciou-se que a prática pedagógica tem potencial para servir como um instrumento efetivo para o fortalecimento da gestão democrática escolar, podendo ser viabilizado em outras cidades do Brasil. |
Abstract: | Student ombudsmen are recent pedagogical practices implemented in some Brazilian states and municipalities. This exploratory and qualitative research analyzed two student ombudsman projects running in the municipalities of Santos/SP and Manaus/AM, called, respectively, Aluno Ouvidor and Ouvidoria Estudantil, established within student unions. The study was initiated from the survey of scientific works published between 2012 and 2021 on public ombudsmen in Brazil, whose result did not identify any previous study on student ombudsmen. Based on the concept of socio-state interface and, especially, on the political sociology of public action, the general objective was to understand the constant dynamics in the selected student ombudsman projects, from the perspective of the interactions established between actors and sectors, as well as their representations, established institutions and selected instruments and the results achieved, in addition to the intersectoral processes involved, within a given territory. This study of two cases resulted in the examination of innovative initiatives of a deliberative and participatory character and allowed to conceive the student ombudsman as an instrument of public action. Still, due to the democratic dynamics observed within the school environment, the concept of public action interface was proposed. Finally, it was evidenced that the pedagogical practice has the potential to serve as an effective instrument for the strengthening of democratic school management and can be implemented in other cities in Brazil. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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