Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Tiago Silva | - |
dc.contributor.author | Góis, Vinícius Nunes | - |
dc.contributor.author | Amor, Amanda Ketlen de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T12:23:13Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T12:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | ROTTA, Jeane Cristina Gomes et al. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022009, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 9 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47171 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da arte para
conhecer como as pesquisas em ensino de Ciências no Brasil têm discutido as propostas de humanização para a
Educação em Ciências. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizou os estudos sobre o Estado da Arte. Os
dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os quatro artigos selecionados foram elencados em
duas categorias; enquanto as duas teses e 12 dissertações foram pautadas em três categorias. Foi possível observar
que houve poucas investigações sobre como o ensino de Ciências pode ser humanizado e entre elas destacam-se
aspectos respectivos as práticas desenvolvidas nas salas de aula, enquanto que a formação de professores de
Ciências com viés humanizador foi pouca abordada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional | pt_BR |
dc.title.alternative | The humanization of science teaching : state of the art in the national context | pt_BR |
dc.title.alternative | La humanización de la enseñanza de las ciencias : estado del arte en el contexto nacional | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - ensino e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanização do ensino de ciências | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work was to carry out a state-of-the-art bibliographical survey to find out how
research in Science teaching in Brazil has discussed proposals for humanization of Science Education. The
methodology was qualitative and used studies on the State of the Art. Data were analyzed based on Content
Analysis and the four selected articles were listed in two categories; while the two theses and 12 dissertations were
based on three categories. It was possible to observe that there were few investigations on how the teaching of
Science can be humanized and among them the respective aspects of the practices developed in the classrooms
stand out, while the training of Science teachers with a humanizing bias was little addressed. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El objetivo de este trabajo fue realizar un levantamiento bibliográfico de vanguardia para conocer cómo 2
la investigación en Enseñanza de las Ciencias en Brasil ha discutido propuestas para la humanización de la
Educación en Ciencias. La metodología fue cualitativa y utilizó estudios sobre el Estado del Arte. Los datos fueron
analizados con base en el Análisis de Contenido y los cuatro artículos seleccionados fueron listados en dos
categorías; mientras que las dos tesis y 12 disertaciones se basaron en tres categorías. Se pudo observar que hubo
pocas investigaciones sobre cómo se puede humanizar la enseñanza de las Ciencias y entre ellas se destacan los
respectivos aspectos de las prácticas desarrolladas en las aulas, mientras que poco se abordó la formación de
profesores de Ciencias con sesgo humanizador. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1776-5398 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2514-2163 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1572-200 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7159-1539 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|