Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47171
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ HumanizacaoEnsinoCiencias.pdf892,57 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A humanização do ensino de ciências : estado da arte no contexto nacional
Autre(s) titre(s): The humanization of science teaching : state of the art in the national context
La humanización de la enseñanza de las ciencias : estado del arte en el contexto nacional
Auteur(s): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Nascimento, Tiago Silva
Góis, Vinícius Nunes
Amor, Amanda Ketlen de Oliveira
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398
https://orcid.org/0000-0003-2514-2163
https://orcid.org/0000-0002-1572-200
https://orcid.org/0000-0001-7159-1539
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Ciências - ensino e estudo
Humanização do ensino de ciências
Date de publication: 22-déc-2022
Référence bibliographique: ROTTA, Jeane Cristina Gomes et al. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022009, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 9 jan. 2024.
Résumé: Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da arte para conhecer como as pesquisas em ensino de Ciências no Brasil têm discutido as propostas de humanização para a Educação em Ciências. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizou os estudos sobre o Estado da Arte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os quatro artigos selecionados foram elencados em duas categorias; enquanto as duas teses e 12 dissertações foram pautadas em três categorias. Foi possível observar que houve poucas investigações sobre como o ensino de Ciências pode ser humanizado e entre elas destacam-se aspectos respectivos as práticas desenvolvidas nas salas de aula, enquanto que a formação de professores de Ciências com viés humanizador foi pouca abordada.
Abstract: The objective of this work was to carry out a state-of-the-art bibliographical survey to find out how research in Science teaching in Brazil has discussed proposals for humanization of Science Education. The methodology was qualitative and used studies on the State of the Art. Data were analyzed based on Content Analysis and the four selected articles were listed in two categories; while the two theses and 12 dissertations were based on three categories. It was possible to observe that there were few investigations on how the teaching of Science can be humanized and among them the respective aspects of the practices developed in the classrooms stand out, while the training of Science teachers with a humanizing bias was little addressed.
Resumen: El objetivo de este trabajo fue realizar un levantamiento bibliográfico de vanguardia para conocer cómo 2 la investigación en Enseñanza de las Ciencias en Brasil ha discutido propuestas para la humanización de la Educación en Ciencias. La metodología fue cualitativa y utilizó estudios sobre el Estado del Arte. Los datos fueron analizados con base en el Análisis de Contenido y los cuatro artículos seleccionados fueron listados en dos categorías; mientras que las dos tesis y 12 disertaciones se basaron en tres categorías. Se pudo observar que hubo pocas investigaciones sobre cómo se puede humanizar la enseñanza de las Ciencias y entre ellas se destacan los respectivos aspectos de las prácticas desarrolladas en las aulas, mientras que poco se abordó la formación de profesores de Ciencias con sesgo humanizador.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47171/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.